Home Basquete NBB divulga o calendário de jogos da fase semifinal

NBB divulga o calendário de jogos da fase semifinal

A 11ª edição do NBB contará com os quatro melhores times da temporada regular nas semifinais em busca do sonhado título

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

Estão definidas as equipes classificadas para as semifinais do NBB (Novo Basquete Brasil). Nesta segunda-feira (03) o Minas Tênis Clube bateu o Sesi/Franca por 93 a 68 e se garantiu na próxima fase. O clube mineiro se junta a Flamengo, São Paulo FC e Paulistano para competir por duas vagas na grande final. As quatro melhores equipes da temporada regular avançaram. Diferente das oitavas e quartas-de-final disputadas no sistema “melhor de três”, as semifinais serão compostas por cinco partidas. Segunda-feira (10) marca o início da reta final da competição.

PUBLICIDADE

Flamengo e Paulistano permanecerão no Rio de Janeiro. Minas e São Paulo viajarão de Belo Horizonte à capital carioca para compor o sistema de bolha pelo restante dos playoffs. Todos os jogos serão realizados no ginásio do Maracanãzinho.

Líder da temporada regular, o Flamengo eliminou sem dificuldades o oitavo colocado Mogi das Cruzes por 2 a 0 (109 a 79 e 77 a 67). O Paulistano, que finalizou a fase classificatória em quarto, enfrentou o quinto, Zopone/Gocil/Bauru. Em uma série apertada, o time da capital paulista garantiu sua vaga ao vencer por 2 a 1, com placares de 78 a 66, 77 a 87 e 78 a 65.

A exemplo do time carioca, o São Paulo, terceiro, venceu o clássico Majestoso contra o Corinthians (sexto) também em dois jogos. O tricolor paulista aplicou 78 a 71 e 79 a 68 e segue vivo na competição. Já o Minas Tênis Clube, vice-líder da primeira fase, encarou uma série equilibrada contra o Sesi/Franca, sétimo lugar. O clube minastenista sofreu nos dois primeiros jogos. Venceu o primeiro por 91 a 85 e perdeu o segundo por 72 a 82. No entanto, carimbou sua ida à semifinal ao ganhar o confronto derradeiro por 93 a 68 e fechar a série por 2 a 1.

PUBLICIDADE

SEMIFINAIS

FLAMENGO X PAULISTANO

Entre as quatro classificadas, esse duelo reúne as duas equipes que já foram campeãs. Maior vencedor, o Flamengo possui seis conquistas, enquanto o Paulistano ergueu a taça em 2018. Os clubes se enfrentarão pela segunda vez na história dos playoffs. Inclusive, já decidiram uma final de NBB.

Pela temporada 2013/2014, Flamengo e Paulistano se defrontaram na capital carioca. Em jogo único na Jeunesse Arena (à época HSBC Arena), o Flamengo levou a melhor por 78 a 73 e foi o campeão.

Na edição anterior, 2012/2013, fizeram as quartas-de-final. Por 3 a 0, o rubro-negro abriu caminho para a conquista do, até então, seu segundo título na competição.

Pela temporada regular desta edição foram duas vitórias cariocas. Realizado em Mogi das Cruzes, o Flamengo atropelou o Paulistano por 104 a 76 no primeiro turno. No returno, aplicou 84 a 70 em pleno ginásio Antonio Prado Junior, sede da equipe da capital paulista.

PUBLICIDADE

FLAMENGO

Ainda invicto no ano de 2021, o Flamengo segue impondo seu favoritismo aos adversários. O rubro-negro realizou 48 partidas pela temporada 2020/2021 somando Campeonato Carioca, NBB e Champions League Américas. Até o momento são 46 vitórias e apenas duas derrotas. Pela competição continental foram cinco jogos por seu grupo, além das quartas-de-final, semifinal e final. A equipe foi campeã invicta, a exemplo do Campeonato Carioca, onde disputou seis partidas e venceu todas. No NBB são 32 jogos, sendo 28 vitórias em 30 partidas na temporada regular e duas nas quartas-de-final.

PAULISTANO

Bem na temporada 2020/2021, o Paulistano novamente chega à fase final de mais um campeonato. O clube foi vice-campeão paulista em 2020. Quarto lugar na classificação com 22 vitórias e oito derrotas, também vem de uma boa sequência. A equipe venceu 11 de seus últimos 12 compromissos e quer aproveitar a boa fase para brigar por uma vaga na final contra o Flamengo.

MINAS TÊNIS CLUBE X SÃO PAULO FC

Os dois novos postulantes ao título farão seu primeiro encontro de playoffs pelo NBB. O Minas Tênis Clube participou de todas as 11 edições, enquanto o São Paulo figura pela segunda vez na competição. Pela fase classificatória o Minas bateu o São Paulo duas vezes. No primeiro turno venceu por 96 a 92 no ginásio Henrique Villaboim, do Pinheiros. Pelo returno, no ginásio Antonio Prado Junior, sede do Paulistano, o Minas ganhou por 92 a 90.

Ambos se enfrentaram também na disputa do terceiro lugar da Champions League Américas. Novamente deu Minas, que ficou com o bronze ao vencer por 75 a 58.

PUBLICIDADE

MINAS TÊNIS CLUBE

Em boa fase, o Minas chega a mais uma semifinal na temporada. O clube foi vice-líder do NBB somando 26 vitórias e quatro derrotas. Vindo de um terceiro lugar na Champions League Américas, o time minastenista alcançou também a semifinal do NBB pela terceira vez em sua história. Nas temporadas 2008/2009 e 2009/2010 caiu diante do forte Brasília da época.

SÃO PAULO FC

O São Paulo também participou das semifinais nas três competições em que disputou na temporada. No entanto, pelo Campeonato Paulista e pela Champions League Américas o tricolor paulista caiu nesta fase. Com 23 vitórias e sete derrotas, classificou-se em terceiro pelo NBB. Ao passar pelo rival Corinthians, o clube busca quebrar duas escritas: vencer o Minas nesta temporada e avançar para a primeira final desde o retorno de suas atividades, em 2019.

TRANSMISSÃO

As semifinais terão transmissões de TV pela ESPN e TV Cultura. Pela internet, o Twitch do próprio NBB e a plataforma de streaming DAZN transmitirão as partidas. Confira o calendário:

Jogo 1

Segunda-feira (10/05)
18h – Minas (2º) x São Paulo FC (3º) – ESPN, DAZN e Twitch do NBB
20h45 – Flamengo (1º) x Paulistano (4º) – ESPN e DAZN

PUBLICIDADE

Jogo 2

Quarta-feira (12/05)
18h – Minas (2º) x São Paulo FC (3º) – ESPN, DAZN e Twitch do NBB
20h45 – Flamengo (1º) x Paulistano (4º) – ESPN e DAZN

Jogo 3

Sábado (15/04)
15h15 – Flamengo (1º) x Paulistano (4º) – ESPN e DAZN
18h – São Paulo FC (3º) x Minas (2º) – TV Cultura, ESPN, DAZN e Twitch do NBB

Jogo 4 (se necessário)

Segunda-feira (17/05)
Horário a definir – Jogo 4 – Minas (2º) x São Paulo FC (3º) – ESPN, DAZN e Twitch do NBB
20h45 – Flamengo (1º) x Paulistano (4º) – ESPN e DAZN

Jogo 5 (se necessário)

Quarta-feira (19/05)
18h – Flamengo (1º) x Paulistano (4º) – ESPN e DAZN
Horário a definir – Minas (2º) x São Paulo FC (3º) – ESPN, DAZN e Twitch do NBB

PUBLICIDADE