Torcedores – Notícias Esportivas

NBB divulga o calendário de jogos da fase semifinal

A 11ª edição do NBB contará com os quatro melhores times da temporada regular nas semifinais em busca do sonhado título

Thiago Chaguri
Colaborador do Torcedores

Crédito: Paula Reis/Flamengo

Estão definidas as equipes classificadas para as semifinais do NBB (Novo Basquete Brasil). Nesta segunda-feira (03) o Minas Tênis Clube bateu o Sesi/Franca por 93 a 68 e se garantiu na próxima fase. O clube mineiro se junta a Flamengo, São Paulo FC e Paulistano para competir por duas vagas na grande final. As quatro melhores equipes da temporada regular avançaram. Diferente das oitavas e quartas-de-final disputadas no sistema “melhor de três”, as semifinais serão compostas por cinco partidas. Segunda-feira (10) marca o início da reta final da competição.

Flamengo e Paulistano permanecerão no Rio de Janeiro. Minas e São Paulo viajarão de Belo Horizonte à capital carioca para compor o sistema de bolha pelo restante dos playoffs. Todos os jogos serão realizados no ginásio do Maracanãzinho.

Líder da temporada regular, o Flamengo eliminou sem dificuldades o oitavo colocado Mogi das Cruzes por 2 a 0 (109 a 79 e 77 a 67). O Paulistano, que finalizou a fase classificatória em quarto, enfrentou o quinto, Zopone/Gocil/Bauru. Em uma série apertada, o time da capital paulista garantiu sua vaga ao vencer por 2 a 1, com placares de 78 a 66, 77 a 87 e 78 a 65.

A exemplo do time carioca, o São Paulo, terceiro, venceu o clássico Majestoso contra o Corinthians (sexto) também em dois jogos. O tricolor paulista aplicou 78 a 71 e 79 a 68 e segue vivo na competição. Já o Minas Tênis Clube, vice-líder da primeira fase, encarou uma série equilibrada contra o Sesi/Franca, sétimo lugar. O clube minastenista sofreu nos dois primeiros jogos. Venceu o primeiro por 91 a 85 e perdeu o segundo por 72 a 82. No entanto, carimbou sua ida à semifinal ao ganhar o confronto derradeiro por 93 a 68 e fechar a série por 2 a 1.

SEMIFINAIS

FLAMENGO X PAULISTANO

Entre as quatro classificadas, esse duelo reúne as duas equipes que já foram campeãs. Maior vencedor, o Flamengo possui seis conquistas, enquanto o Paulistano ergueu a taça em 2018. Os clubes se enfrentarão pela segunda vez na história dos playoffs. Inclusive, já decidiram uma final de NBB.

Pela temporada 2013/2014, Flamengo e Paulistano se defrontaram na capital carioca. Em jogo único na Jeunesse Arena (à época HSBC Arena), o Flamengo levou a melhor por 78 a 73 e foi o campeão.

Na edição anterior, 2012/2013, fizeram as quartas-de-final. Por 3 a 0, o rubro-negro abriu caminho para a conquista do, até então, seu segundo título na competição.

Pela temporada regular desta edição foram duas vitórias cariocas. Realizado em Mogi das Cruzes, o Flamengo atropelou o Paulistano por 104 a 76 no primeiro turno. No returno, aplicou 84 a 70 em pleno ginásio Antonio Prado Junior, sede da equipe da capital paulista.

FLAMENGO

Ainda invicto no ano de 2021, o Flamengo segue impondo seu favoritismo aos adversários. O rubro-negro realizou 48 partidas pela temporada 2020/2021 somando Campeonato Carioca, NBB e Champions League Américas. Até o momento são 46 vitórias e apenas duas derrotas. Pela competição continental foram cinco jogos por seu grupo, além das quartas-de-final, semifinal e final. A equipe foi campeã invicta, a exemplo do Campeonato Carioca, onde disputou seis partidas e venceu todas. No NBB são 32 jogos, sendo 28 vitórias em 30 partidas na temporada regular e duas nas quartas-de-final.

PAULISTANO

Bem na temporada 2020/2021, o Paulistano novamente chega à fase final de mais um campeonato. O clube foi vice-campeão paulista em 2020. Quarto lugar na classificação com 22 vitórias e oito derrotas, também vem de uma boa sequência. A equipe venceu 11 de seus últimos 12 compromissos e quer aproveitar a boa fase para brigar por uma vaga na final contra o Flamengo.

MINAS TÊNIS CLUBE X SÃO PAULO FC

Os dois novos postulantes ao título farão seu primeiro encontro de playoffs pelo NBB. O Minas Tênis Clube participou de todas as 11 edições, enquanto o São Paulo figura pela segunda vez na competição. Pela fase classificatória o Minas bateu o São Paulo duas vezes. No primeiro turno venceu por 96 a 92 no ginásio Henrique Villaboim, do Pinheiros. Pelo returno, no ginásio Antonio Prado Junior, sede do Paulistano, o Minas ganhou por 92 a 90.

Ambos se enfrentaram também na disputa do terceiro lugar da Champions League Américas. Novamente deu Minas, que ficou com o bronze ao vencer por 75 a 58.

MINAS TÊNIS CLUBE

Em boa fase, o Minas chega a mais uma semifinal na temporada. O clube foi vice-líder do NBB somando 26 vitórias e quatro derrotas. Vindo de um terceiro lugar na Champions League Américas, o time minastenista alcançou também a semifinal do NBB pela terceira vez em sua história. Nas temporadas 2008/2009 e 2009/2010 caiu diante do forte Brasília da época.

SÃO PAULO FC

O São Paulo também participou das semifinais nas três competições em que disputou na temporada. No entanto, pelo Campeonato Paulista e pela Champions League Américas o tricolor paulista caiu nesta fase. Com 23 vitórias e sete derrotas, classificou-se em terceiro pelo NBB. Ao passar pelo rival Corinthians, o clube busca quebrar duas escritas: vencer o Minas nesta temporada e avançar para a primeira final desde o retorno de suas atividades, em 2019.

TRANSMISSÃO

As semifinais terão transmissões de TV pela ESPN e TV Cultura. Pela internet, o Twitch do próprio NBB e a plataforma de streaming DAZN transmitirão as partidas. Confira o calendário:

Jogo 1

Segunda-feira (10/05)
18h – Minas (2º) x São Paulo FC (3º) – ESPN, DAZN e Twitch do NBB
20h45 – Flamengo (1º) x Paulistano (4º) – ESPN e DAZN

Jogo 2

Quarta-feira (12/05)
18h – Minas (2º) x São Paulo FC (3º) – ESPN, DAZN e Twitch do NBB
20h45 – Flamengo (1º) x Paulistano (4º) – ESPN e DAZN

Jogo 3

Sábado (15/04)
15h15 – Flamengo (1º) x Paulistano (4º) – ESPN e DAZN
18h – São Paulo FC (3º) x Minas (2º) – TV Cultura, ESPN, DAZN e Twitch do NBB

Jogo 4 (se necessário)

Segunda-feira (17/05)
Horário a definir – Jogo 4 – Minas (2º) x São Paulo FC (3º) – ESPN, DAZN e Twitch do NBB
20h45 – Flamengo (1º) x Paulistano (4º) – ESPN e DAZN

Jogo 5 (se necessário)

Quarta-feira (19/05)
18h – Flamengo (1º) x Paulistano (4º) – ESPN e DAZN
Horário a definir – Minas (2º) x São Paulo FC (3º) – ESPN, DAZN e Twitch do NBB