Home Esportes Olímpicos Por conta da pandemia médicos pedem pelo cancelamento da Olimpíada

Por conta da pandemia médicos pedem pelo cancelamento da Olimpíada

A organização médica diz que o Japão está no pico de infecções 

Gabriela Santos
Colaborador do Torcedores

A Associação de Profissionais Médicos de Tóquio está pedindo pelo cancelamento das Olimpíadas alegando que os hospitais estão sobrecarregados.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

A menos de três meses do início dos Jogos Olímpicos no Japão, cerca de seis mil médicos que estão em atendimento primário na cidade-sede do evento pediram em carta aberta ao primeiro-ministro Yoshihide Suga:

“Pedimos enfaticamente que as autoridades convençam o COI (Comitê Olímpico Internacional) que realizar os Jogos é difícil e obtenham sua decisão de cancelar os Jogos”.

PUBLICIDADE

Eles alegam que os hospitais: “estão cheios de trabalho e quase não têm capacidade restante”. O governo prorrogou o terceiro estado de emergência em Tóquio e em outros municípios até o dia 31 de maio. Com a falta de leitos e o salto de infecções, os médicos estão enfrentando o grande pico de infecções.

Eles ainda acrescentaram: “o Japão terá a responsabilidade máxima” caso o evento ocorra. O governo está sendo criticado pela vacinação lenta e até agora só imunizou 3,5% de sua população que chega aos 126 milhões, segundo a Reuters.

Thomas Bach, o chefe do Comitê Olímpico Internacional (COI) acredita que mais de 80% dos atletas da Vila Olímpica estarão imunizados: “Junto com nossos parceiros e amigos japoneses, só posso voltar a enfatizar este compromisso total do COI de organizar Jogos Olímpicos e Paralímpicos seguros para todos”.

Apenas 30% dos profissionais de saúde do Japão foram vacinados. Faltam 65 dias para o início dos Jogos Olímpicos, disse o jornal Nikkei. “Para conseguir isto, estamos agora plenamente concentrados na realização dos Jogos Olímpicos”, completou Bach.

PUBLICIDADE