Home Futebol Quais são os clubes que pertencem ao Grupo City?

Quais são os clubes que pertencem ao Grupo City?

Grupo City administra 11 equipes ao redor do mundo, sendo quatro na Europa e duas na América do Sul

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O Grupo City (City Football Group) é uma das maiores franquias do futebol mundial e está presente em diversos países administrando alguns clubes, sendo o maior e mais notável deles o multicampeão Manchester City. A empresa tem como matriz a ‘Abu Dhabi United Group’, que pertence ao Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan, mas atualmente também está repartida entre os grupos ‘China Media Capital’, que em 2015 comprou 13% das ações por £ 265 milhões, e ‘Silver Lake Partners, que adquiriu 10% por US$ 500 milhões em 2019.

PUBLICIDADE

O Manchester City foi comprado pelo Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan, em 2008, antes mesmo da criação do Grupo City, e desde então o clube mudou de patamar na Inglaterra e no mundo, conquistando cinco títulos da Premier League. A equipe atualmente é comandada por Pep Guardiola, atual campeã inglês e irá buscar o primeiro título da Champions League nesta temporada, em decisão que será disputada contra o rival Chelsea.

A segunda aquisição do Grupo City foi o New York City, dos Estados Unidos, e que atualmente disputa a Major League Soccer (MLS), principal liga de futebol americana. Depois disso, foram comprados clubes na Austrália, Japão, Uruguai, China, Índia, Bélgica, Espanha, França e Bolívia.

PUBLICIDADE

No Brasil, você provavelmente já leu alguns rumores sobre as tentativas de parcerias de equipes brasileiras com o Grupo City, sendo a mais recente delas o Botafogo, que busca avançar o projeto para se tornar um clube-empresa.

Ao todo, o Grupo City administra 11 clubes ao redor do mundo. São eles:

Manchester City (Inglaterra)
New York City (Estados Unidos)
Melbourne City (Austrália)
Yokohama F. Marinos (Japão)
Montevideo City Torque (Uruguai)
Girona FC (Espanha)
Sichuan Jiuniu (China)
Mumbai City FC (Indía)
Lommel SK (Bélgica)
ES Troyes AC (França)
Bolívar (Bolívia)

 

Ver essa foto no Instagram

 

PUBLICIDADE

Uma publicação compartilhada por Planeta Fobal (@planetafobal)

LEIA MAIS:
Grupo do Manchester City demostra interesse em desembolsar 10 milhões de euros por joia do Palmeiras, mas clube quer o dobro

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes