Home Esportes Olímpicos Esquenta para as Olimpíadas: relembre quais os medalhistas olímpicos brasileiros na Rio 2016

Esquenta para as Olimpíadas: relembre quais os medalhistas olímpicos brasileiros na Rio 2016

Teste sua memória e tente recordar quais medalhistas subiram ao pódio na competição no Brasil 

Lucas Leite
Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), com especialização em Marketing Estratégico pela Universidade Fumec. Profissional com grande experiência em redação de todos os tipos, com ênfase no texto jornalístico. Trabalha há alguns anos com a produção de textos esportivos e institucionais, além de atuar na produção, roteirização e execução de transmissões ao vivo.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio já estão batendo à porta. Faltam pouco mais de dois meses para a cerimônia de abertura da competição, marcada para uma sexta-feira, dia 23 de julho. Mas aí vai uma pergunta: você se lembra quantas medalhas o Brasil conquistou na última Olímpiada Rio 2016? E quais os atletas medalhistas? 

PUBLICIDADE

Antes de mais nada, vale relembrar que os últimos Jogos Olímpicos foram realizados em solo brasileiro. Com grande parte das disputas disputadas na cidade do Rio de Janeiro, a Rio 2016 recebeu mais de 10 mil atletas de 206 países diferentes. 

Se sua memória não está tão boa sobre o que ocorreu há quase cinco anos, o Torcedores.com preparou um resumo sobre os medalhistas olímpicos na Rio 2016. De antemão, já informamos que o Brasil garantiu 19 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e outras seis de bronze. 

PUBLICIDADE

Medalhistas de Ouro

Rafaela Silva 

Destaque do judô brasileiro, Rafaela Silva conquistou o primeiro Ouro para o Brasil na Rio 2016. A carioca faturou a medalha na categoria Peso-Leve, de até 57kg, ao derrotar Sumiya Dorjsuren, da Mongólia. 

Rafaela Silva no pódio – Foto: Reuters/Kai Pfaffenbach/Direitos Reservados

Thiago Braz 

O segundo ouro para o Brasil na Rio 2016 veio no Salto com Vara. Thiago Braz subiu ao lugar mais alto do pódio depois de travar um duelo emocionante com Renaud Lavillenie, da França. Por fim, recorde do brasileiro, que alcançou a marca de 6,03m.

PUBLICIDADE

Robson Conceição 

O Brasil também fez bonito no boxe. Robson Conceição, da categoria Peso-Ligeiro, de até 60kg.  garantiu a primeira medalha de ouro brasileira na história do esporte ao vencer o francês Sofiane Oumiha. 

Martine Grael e Kahena Kunze 

Na classe 49er da vela, Martine Grael e Kahena Kunze trouxeram mais um ouro para o Brasil. Ambas conquistaram a medalha na regata final, disputada na Baía de Guanabara. 

PUBLICIDADE

Alison e Bruno 

Outro ouro para o Brasil veio no vôlei de praia masculino. Alison e Bruno subiram ao lugar mais alto do pódio ao vencerem por 2 sets a 0 a dupla italiana Paolo Nicolai e Daniele Lupo. 

Futebol Masculino 

Tão sonhada pelos brasileiros, a medalha de ouro olímpica no futebol masculino finalmente veio na Rio 2016. A equipe venceu a Alemanha nos pênaltis por 5 a 4 depois de ter empatado em 1 a 1 no tempo regulamentar.

PUBLICIDADE

Seleção Brasileira de Futebol Masculino conquistou o Ouro – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Vôlei Masculino 

A seleção masculina de vôlei faturou o ouro na Rio 2016 na grande decisão contra a Itália. Na oportunidade, o time brasileiro derrotou o adversário por 3 sets a 0. 

Medalhistas de Prata

Felipe Wu 

O primeiro pódio para o Brasil veio logo no dia seguinte à abertura da Rio 2016. Felipe Wu, do Tiro Esportivo, garantiu a medalha de prata no último disparo da prova de pistola de ar de dez metros.

PUBLICIDADE

Arthur Zanetti 

Uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil nas Argolas, Arthur Zanetti não fez feio e garantiu a medalha de prata para o país. Ele já havia conquistado um ouro em Londres 2012.

Isaquias Queiroz 

A canoagem brasileira conquistou uma medalha de prata na Rio 2016 com Isaquias Queiroz. O baiano obteve tal êxito na prova C1 1000m. 

PUBLICIDADE

Isaquias Queiroz e Erlon Souza 

A terceira medalha de Isaquias Queiroz na Rio 2016 veio em dupla, conquistada também por Erlon Souza. Ambos faturaram a prata na prova de canoagem de 1000m. 

Ágatha e Bárbara

Outra medalha de prata conquistada pelo Brasil foi com Ágatha e Bárbara, do vôlei de praia feminino. Elas levaram para casa a medalha em uma final disputada com as alemãs Ludwig e Walkenhorst. 

PUBLICIDADE

Diego Hypólito

Na Ginástica Artística Masculina, duas medalhas foram conquistadas pelo Brasil. A primeira delas foi com Diego Hypólito, que conquistou a prata… 

Diego Hypólito e Arthur Nory – Foto: Reuters/Mike Blake/Direitos Reservados

Medalhistas de Bronze

Arthur Nory 

…enquanto Arthur Nory garantiu o bronze. Foi a primeira vez que dois brasileiros subiram ao pódio juntos em modalidades individuais.

PUBLICIDADE

Mayra Aguiar

Outra judoca brasileira conquistou uma medalha nos Jogos Olímpicos. Mayra Aguiar levou o bronze ao bater Yalennis Castillo, de Cuba. Ela também já havia faturado um bronze nas Olímpiadas de 2012, em Londres. 

Rafael Silva 

Similarmente às judocas Rafaela Silva e Mayra Aguiar, o também atleta do judô brasileiro Rafael Silva também conquistou um bronze na Rio 2016. Ele chegou a tal resultado ao derrotar Abdullo Tangriev, do Uzbequistão. 

PUBLICIDADE

Poliana Okimoto 

Um dos grandes nomes da Maratona Aquática, Poliana Okimoto levou para casa a medalha de bronze depois da desclassificação de Aurelie Muller, da França, que havia chegado na segunda colocação. 

Isaquias Queiroz 

Não satisfeito com sua medalha de prata, Isaquias Queiroz foi atrás de outra marca importante. Na prova C1 200m, o atleta ganhou mais uma medalha, desta vez de bronze, ao fazer uma prova de recuperação de destaque. 

PUBLICIDADE

Maicon Siqueira 

Teve medalha também no Taekwondo. Maicon Siqueira garantiu o bronze ao vencer o britânico Mahama Cho na categoria acima de 80 kg.

Saiba mais

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo do esporte? Siga já a página do Torcedores no Facebook