Home Futebol O que precisa acontecer para o Santos garantir vaga nas oitavas de final da Libertadores?

O que precisa acontecer para o Santos garantir vaga nas oitavas de final da Libertadores?

Peixe tem três cenários possíveis antes de conhecer o resultado de Boca Juniors x Barcelona de Guayaquil; confira

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na noite de terça (18), o Santos enfrentou o The Strongest (BOL) na altitude de 3.640 metros de La Paz, na Bolívia, pela quinta e penúltima rodada do Grupo C da Copa Libertadores da América, e saiu derrotado pelo placar de 2 x 1.

PUBLICIDADE

Os gols da partida foram marcados por Jair Reinoso e Willie Barbosa a favor dos donos da casa, enquanto Felipe Jonatan descontou para o time brasileiro com bonito gol de longa distância. Mesmo atuando com um jogador a mais durante 75 minutos do tempo de jogo, o Peixe não conseguiu buscar o empate e se complicou no Grupo C.

Com o resultado em La Paz, o Santos possui os mesmos seis pontos de Boca Juniors (ARG) e The Strongest, porém segue em segundo lugar pelos critérios de desempate. Os argentinos aparecem na terceira posição e os bolivianos na quarta e última colocação pelo pior saldo de gols. O Barcelona de Guayaquil (EQU) é o líder com nove pontos.

PUBLICIDADE

Restando somente mais uma partida, o clube da Vila Belmiro aguarda o resultado de Boca Juniors x Barcelona de Guayaquil, que fecha a quinta rodada e acontece nesta quinta (20), no estádio de La Bombonera.

Antes, porém, confira abaixo três possíveis situações que podem fazer o Santos avançar às oitavas de final da competição continental, da qual o Peixe é o atual vice-campeão:

Vitória do Boca Juniors sobre o Barcelona

Com uma vitória do time xeneize nesta quinta (20), o que é absolutamente possível em razão do confronto ser disputado na Argentina, o Santos precisaria então vencer o Barcelona na rodada final, num eventual confronto direto em Guayaquil, descontando a diferença do saldo de gols. Ou seja, quanto maior o placar de um triunfo do Boca sobre os equatorianos, melhor a situação para o Peixe.

Vitória do Barcelona sobre o Boca Juniors

Neste caso, o Barcelona se classifica matematicamente para a próxima fase e o Santos permanece na segunda colocação pelo melhor saldo de gols.

PUBLICIDADE

Dessa maneira, o time brasileiro passaria adiante com um empate na semana que vem em Guayaquil, desde que Boca Juniors x The Strongest também termine empatado. Em caso de vitória de Santos e Boca na última rodada, a definição da vaga dependeria do placar de cada confronto.

Empate entre Boca Juniors e Barcelona

O Barcelona também garante a vaga nas oitavas de final e o Boca Juniors ficaria na segunda posição somando um ponto a mais que o Santos, que passaria a ocupar o terceiro lugar.

Sendo assim, o Peixe teria de vencer o Barcelona em Guayaquil e torcer por um tropeço dos xeneizes contra o The Strongest. Se os bolivianos vencerem o Boca em plena La Bombonera, os santistas avançariam de fase até mesmo com um empate fora de casa.

O Santos encara o Barcelona na próxima quarta (26), às 21h00 (horário de Brasília), no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador, pela sexta e última rodada do Grupo C da Copa Libertadores. No mesmo dia e horário, Boca Juniors e The Strongest medem forças em La Bombonera, na Argentina.

PUBLICIDADE

Clique aqui e confira todos os jogos da fase de grupos e a tabela de classificação da Conmebol Copa Libertadores da América de 2021.

LEIA TAMBÉM

Santos faz exigência e clube italiano pode apresentar proposta para contratar Kaio Jorge; veja valores

Clube da Série A oferece valor milionário para contratar lateral-esquerdo do Santos