Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Favoritas caem, zebras avançam e emoção até o último minuto

Oitavas da Euro chegam ao fim. Sem muitas surpresas na fase de grupos, a Euro dessa edição parece ter deixado boa parte de suas emoções para a fase final do evento

Murilo Castanho
Jornalista em formação, apaixonado pelo esporte e por boas histórias!

Crédito: Divulgação / Twitter oficial UEFA Euro 2020

A fase de oitavas de final começou com 12 títulos de Copa do Mundo. Já nas quartas de final apenas 6 deles permaneceram, sendo 4 deles só da Itália… Isso já deve ser motivo para te fazer acreditar que as surpresas rolaram solta nesse mata-mata. Confira a seguir um resumão sobre tudo que aconteceu nas oitavas e como fica essa sequência da competição.

GALES 0X4 DINAMARCA

Talvez a surpresa esteja no placar tão elástico. Após o susto na estreia, a delegação da Dinamarca prometeu se dedicar ao máximo a ir o mais longe possível nesse torneio. Tudo pelo seu capitão, Eriksen. Passando pela fase de grupos, os dinamarqueses chegaram às oitavas para medirem forças contra os galeses. E levaram a melhor. 4 a 0 tranquilo, com 2 gols de Dolberg, 1 de Mæhle e 1 de Braithwaite. Nesse sábado (03), a Dinamarca retorna a campo para enfrentar a República Tcheca.

ITÁLIA 0(2)X(1)0 ÁUSTRIA

Uma das favoritas quase foi a primeira delas a ficar de fora logo no primeiro confronto eliminatório. Sem gols no tempo normal, a Itália teve que redobrar suas forças para vencer a Áustria na prorrogação. Chiesa saiu do banco de reservas e abriu o placar. Pessina, que também entrou durante a partida, ampliou a vantagem. Kalajdžić descontou a 6 minutos do fim. Para a próxima fase, outro duelo difícil: a Bélgica. O confronto acontece nessa sexta-feira (02).

HOLANDA 0X2 REPÚBLICA TCHECA

Enfim chegamos a primeira zebra. A Holanda, que demonstrou um bom futebol na fase de grupos, acabou caindo em seu primeiro jogo de mata-mata. de Ligt foi expulso no início do segundo tempo e complicou toda a estratégia holandesa. Isso porque pouco menos de 15 minutos depois Holeš colocou os tchecos em vantagem. Sem conseguir dar nenhum chute a gol, a Holanda viu Schick carimbar a vaga nas quartas, com gol aos 35 da última etapa. Como já foi dito nesse material, sábado (03) é o dia do duelo entre República Tcheca e Dinamarca.

BÉLGICA 1X0 PORTUGAL

No que pode ser o confronto mais equilibrado dessa fase, não dá pra chamar a classificação belga de surpresa. Thorgan Hazard abriu o placar no final do primeiro tempo e foi o suficiente para avançar de fase. Portugal cresceu no segundo tempo, mas parou numa atuação “daquelas” de Courtois. Vida dura para a Bélgica na próxima fase: Itália, nessa sexta-feira (02).

CROÁCIA 3(0)X(2)3 ESPANHA

Em termos de futebol jogado, esse jogo concorre para ser o melhor da fase de oitavas de final. Logo aos 20 minutos, Pedri balançou as redes do seu próprio gol. 1 a 0 para a Croácia. Sarabia, Azpilicueta e Ferran Torres viraram o jogo. 3 a 1 para a Espanha. Oršić e Pašalić deixaram tudo igual em pouco mais de 5 minutos. Não perca as contas! 3 a 3 até o momento. Na prorrogação, Morata e Oyarzabal garantiram a vitória espanhola. Na sexta (02), La Roja encara a Suíça.

FRANÇA 3(4)X(5)3 SUÍÇA

Aparentemente os jogos do dia 28 não poderiam ser decididos no tempo normal. Seferović abriu o marcador para os suíços. Em 5 minutos, Rodríguez perdeu a chance de ampliar a vantagem, após desperdiçar uma cobrança de pênalti, e viu Benzema fazer 2 para virar o jogo a favor da França. Pogba ainda aumentou a contagem com um golaço. Porém, o herói suíço Seferović diminuiu e Gavranović, aos 90 minutos, empatou tudo. Com toda essa intensidade, as emoções ficaram para os pênaltis, após o 0 a 0 na prorrogação. Nas 5 cobranças, todo mundo acertou. Todo mundo, menos Mbappé. O craque francês desperdiçou a última e decisiva cobrança e a história foi escrita. Suíça nas quartas, enfrentando a Espanha na sexta-feira (02).

INGLATERRA 2X0 ALEMANHA

Para finalizar o último dia de oitavas, outro duelo histórico. Com direito a tabu e tudo! E o tabu foi quebrado. Sterling e Harry Kane, em 10 minutos, colocaram a Inglaterra na próxima fase. O adversário também foi definido nesse mesmo dia. Será a Ucrânia, no próximo sábado (03).

SUÉCIA 1X2 UCRÂNIA

É óbvio que o último jogo não poderia deixar de ter emoção. Zinchenko abriu o placar no primeiro tempo e a vida da Ucrânia parecia fácil. Parecia… Até que Forsberg empatou tudo e o jogo se encaminhou para a prorrogação. Logo no início do primeiro tempo extra, Danielsson deu uma entrada temerária em Besedin e foi expulso. Os ucranianos trataram de se aproveitar da vantagem numérica, mas o gol salvador só foi sair nos acréscimos do segundo tempo extra. Dovbyk foi o responsável por empurrar para o fundo das redes e garantir sua Seleção avançando à próxima fase. O adversário da Ucrânia é a Inglaterra, no sábado (03).

Eu avisei que não faltava emoção. Dito e feito. 2 dias de folga de Euro e na sexta-feira (02) mais espetáculo de futebol, com a fase de quartas de final começando.

LEIA MAIS

NÃO FOI SÓ MBAPPÉ! VEJA OUTROS CRAQUES QUE PERDERAM PÊNALTIS DECISIVOS