Home Mercado da Bola Gerson já tem data prevista para se apresentar ao Olympique; mas Flamengo quer liberá-lo após jogo da Libertadores

Gerson já tem data prevista para se apresentar ao Olympique; mas Flamengo quer liberá-lo após jogo da Libertadores

Gerson assinou contrato com o clube francês por cinco temporadas

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Gerson vai deixar o Brasil para se apresentar ao Olympique de Marselha em julho. O Torcedores.com apurou que a passagem aérea já foi reservada e enviada ao atleta. A princípio, o meia viajaria após a Copa América, mas os planos mudaram a pedido do Flamengo.

PUBLICIDADE

A janela de transferências internacionais da França abre no dia 1º de agosto. Ou seja, Flamengo e Olympique têm pouco mais de um mês para registrar a transferência de Gerson no TMS sigla em inglês para o sistema internacional de transferências gerido pela Fifa.

Apesar do contrato entre Flamengo e Olympique já existir, assinado, assim como o documento entre Gerson e seu novo clube, a transferência ainda não pode ser publicada no TMS enquanto a janela não abrir.

PUBLICIDADE

Segundo informações obtidas pela reportagem, o Olympique tem de executar o pagamento da primeira parcela cerca de 15 dias após o registro na Fifa. A princípio, a operação vai gerar 25 milhões de euros (R$ 153,5 milhões, pela cotação atual) divididos em quatro anos.

O Flamengo só deve ter as finanças ‘turbinadas’ na segunda quinzena de agosto, isso se o Olympique cumprir à risca o acordo. Gerson ainda tem contrato com o rubro-negro, mas, tão logo seja assinado o distrato, ele vai assinar contrato de cinco anos com o novo clube.

Flamengo tenta garantir Gerson até as oitavas da Libertadores

Gerson tem um acordo verbal com o Olympique de Marselha, time dirigido por Jorge Sampaoli, mas deve ficar no Flamengo até as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Os confrontos contra o Defencia y Justicia estão marcados pata os dias 14 e 21 de julho.

Esse, inclusive, é um dos motivos para o Flamengo não ter oficializado o acordo, porque o Olympique quer o jogador imediatamente. Por outro lado, a diretoria rubro-negra não vê sentido em liberar o jogador treinar sozinho em Marselha.

PUBLICIDADE

Marcos Braz e Bruno Spindel, por sua vez, trabalham nos bastidores para manter o elenco e a comissão técnica tranquilos. Afinal, o técnico Rogério Ceni conta com o camisa 8 para ajudar o time avançar na competição continental.

Caso não seja convocado para a Copa América ou Olimpíadas, Gerson deve disputar 12 partidas antes de se apresentar ao Olympique. Ao todo serão oito no Brasileirão: América-MG, Athletico-PR, Red Bull Bragantino, Fortaleza, Juventude, Cuiabá, Fluminense e Atlético-MG.

A princípio, ele ainda deverá vestir a camisa rubro-negra nos confrontos contra o Coritiba pela Copa do Brasil.  Além disso, a expectativa que o meio-campista tenha condições de atuar nas partidas contra o Defencia y Justicia pela Libertadores.

Mas se for chamado para defender a seleção brasileira em uma das duas competições, o camisa 8 deve fazer sua despedida do Flamengo contra os argentinos no Maracanã. Agora, a diretoria se mobiliza para liberá-lo a partir do dia 30 de julho.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: 

Saiba como o Flamengo planeja usar os R$ 160 milhões da venda de Gerson ao Olympique de Marselha 

E se Gerson sair? Quais jogadores podem substituir o ‘Coringa’ no Flamengo 

Tchau Flamengo? Entenda por que Gerson ainda não renovou com o clube 

Barcelona escolhe ‘Neymar Pai’ para tentar tirar Gerson do Flamengo