Home Futebol Eurocopa: Itália vence País de Gales e fecha Grupo A com 100%

Eurocopa: Itália vence País de Gales e fecha Grupo A com 100%

Itália dominou boa parte das ações diante do País de Gales e conquistou o Grupo A com aproveitamento de 100%, mantendo a média de bons desempenhos na Euro

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
Itália Italy 1-0 Wales País de Gales
UEFA Euro 2020 - 3ª Rodada (Grupo A)

Já classificada para o mata-mata, a Itália venceu País de Gales por 1 a 0 na rodada final do Grupo A da Euro 2020 em jogo disputado neste domingo (20) no Estádio Olímpico de Roma.

PUBLICIDADE

A vitória foi construída no primeiro tempo com gol de Matteo Pessina e assistência de Verratti, o melhor e mais participativo jogador desta partida. A Itália finalizou 10 vezes, chutou três bolas no alvo e acertou 91% dos 292 passes trocados.

Na segunda etapa, os italianos seguram dominantes na posse de bola e nas ações, ficando muito mais perto de marcar o segundo gol do que ceder o empate. A situação melhorou ainda mais depois de Ethan Ampadu foi expulso.

PUBLICIDADE

Com a vitória, a seleção da Itália fechou a fase de grupos com 100% de aproveitamento. País de Gales também conseguiu vaga para a próxima fase mesmo com a derrota, tendo melhor saldo de gols do que a Suíça. A Turquia foi eliminada com zero pontos.

 

Primeiro tempo

País de Gales assustou com a primeira chance do jogo com Neco Williams sendo lançado na área pela esquerda, mas o goleiro Donnarumma antes que o meia conseguisse finalizar.

Depois disso, os italianos dominaram. Verrtti roubou a bola no meio e Pessina pegou a sobra para aplicar um chapéu, mas acabou perdendo a bola. Depois, Bernardeschi quase roubou a bola no recuo esquisito para Ward, exigindo que o goleiro chutasse forte para afastar o perigo.

PUBLICIDADE

Aos 11′, foi a vez de Bastoni avançar na esquerda e cruzar achando Belotti livre, mas não conseguiu a finalização. No minuto seguinte, Chiesa venceu a marcação para achar Bernardeschi que tentou a cabeçada, mas a zaga conseguiu afastar.

Emerson também teve chance de marcar ao chegar na intermediária esquerda e arriscar, mas Ward agarrou. Aos 16′, Rafael Tolói aproveitou o rebote e chutou de primeira, exigindo defesa boa de Ward.

A Itália voltou a pressionar forte com Bernardeschi  roubando bola para achar Belotti na direita e chutar cruzado. A bola quase parou em Chiesa, mas acabou saindo.

Em chance muito rara, País de Gales teve uma chance aos 26′ na jogada de bola parada. Após escanteio cobrado, Gunter cabeceou livre por trás da marcação e a bola passou por cima do gol.

PUBLICIDADE

Chiesa voltou a desperdiçar chances e Donnarumma trabalhou bem antes do intervalo depois da cabeçada de Rondon na ponta esquerda. Mas a Itália precisava converter o domínio em gol e isso aconteceu aos 38′.

Em jogada muito bem ensaiada na cobrança de falta, Verratti cobrou na primeira trave e Pessina de deslocou para tocar de chapa e marcar o gol no canto.

 

Segundo tempo

Logo nos primeiros minutos, Bernardeschi acertou a trave na cobrança de falta em larga distância. aos sete minutos. No lance seguinte, Gales tentou chegar aproveitando falha de Acerbi. Ramsey teve a chance mas não conseguiu passar.

PUBLICIDADE

Aos 10′, o lance que encaminhou o restante do jogo. O zagueiro Ampadu pisou no tornozelo esquerdo de Bernardeschi e o árbitro Ovidiu Hategan considerou o lance suficiente para cartão vermelho direto.

Depois disso, Gales quase não conseguiu mais ameaçar e os italianos pressionaram ainda mais. Aos 19′, Belotti aproveitou toque de Chiesa que percorreu o corredor direito e finalizou de primeira, mas parou em Ward.

Rafael Tolói, Emerson e Verratti construíram uma sequência de finalizações dentro da área aos 22 minutos mas não conseguiram marcar.

Na melhor chance do País de Gales no jogo, Rondon desviou a cobrança de escanteio na segunda trave para o meio e Gareth Bale apareceu livre na pequena área, mas acabou isolando a bola.

PUBLICIDADE

Já na reta final, a tabelinha entre Chiesa e Belotti quase funcionou na esquerda e terminou no chute do atacante que foi bloqueado pela defesa adversária. Na sobra, girou e arriscou de longe, parando no goleiro Ward.

Por fim, Cristante chutou cruzado na ponta direita de fora da área e Ward espalmou para o lado, encerrando o jogo com 1 a 0 a favor da Itália.

 

FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 1-0 PAÍS DE GALES

PUBLICIDADE

Data: 20/06/2021, 13:00
Estádio: Stadio Olimpico
Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia)

Gols: 1T 39′ Pessina (Itália)

Cartão Vermelho: 2T 10′ Ampadu (Gales)

Substituições – Itália: Acerbi (Bonucci); Cristante (Jorginho); Raspadori (Bernardeschi)

PUBLICIDADE

Substituições – Gales:  Moore (Morrell); Harry Wilson (Daniel James)

Itália (4-3-3): Donnarumma; Rafael Tolói, Bonucci, Bastoni, Palmieri; Pessina, Jorginho, Verratti; Bernardeschi, Belotti, Chiesa. Técnico: Roberto Mancini

País de Gales (4-4-2): Danny Ward; Joe Rodon, Ampadu, Gunter; Roberts, Morrell, Joe Allen, Neco Williams; Gareth Bale, Aaron Ramsey, Daniel James. Técnico: Robert Page

LEIA MAIS

PUBLICIDADE