Home Esportes Olímpicos Olimpíadas de Tóquio: Quais esportes vão ser disputados pela primeira vez?

Olimpíadas de Tóquio: Quais esportes vão ser disputados pela primeira vez?

Com Gabriel Medina e Ítalo Ferreira entre os masculinos, o surfe aparece com possíveis medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos

Rafael Alves
Colaborador do Torcedores

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão a menos de um mês para começarem. Considerado por muitos o maior evento esportivo, ao lado da Copa do Mundo, a competição terá algumas mudanças nesta edição por conta da pandemia da Covid-19. Os estádios, por exemplo, não poderão estar lotados para os confrontos.

PUBLICIDADE

Porém, essa não será a única novidade da Olimpíada 2020 (adiada para 2021 por conta da pandemia). Oito novas modalidades esportivas foram adicionadas nesta edição dos jogos: SurfeBeisebolSoftbolBMX FreestyleBasquete 3×3Caratê, Escalada Esportiva e Skate. Juntando todas as disputas, serão nove medalhas de ouro a mais para o Brasil tentar conquistar.

Das novas modalidades dos Jogos Olímpicos, apenas quatro nunca participaram: Caratê, surfe, skate e escalada esportiva. Beisebol e Softbol retornam após 13 anos, quando estiveram na Olímpiada de Pequim, em 2008.

PUBLICIDADE

Vejas as modalidades que vão estrear nos Jogos Olímpicos de Tóquio

CARATÊ

Terceiro esporte que segue o sistema de faixas a participar das Olímpiadas, assim com judô e taekwondo, o caratê estreia na região onde “nasceu”. Vale ressaltar que não terá nenhum atleta brasileiro na modalidade. Entretanto, serão duas categorias valendo medalha:

Kata (forma, em japonês): Os esportistas irão se exibir para os adversários com uma série de golpes, chutes e socos. Sete juízes vão avaliar ritmo, velocidade, força e equilíbrio na apresentação.

Kumite (lutando com as mãos, em tradução do japonês no literal): assim como Taekwondo e Judô, será uma luta entre dois adversário. Cada golpe acumula pontos de 1 a 3, sendo divididos por três subcategorias.

ESCALADA ESPORTIVA

Esta é uma das modalidades mais desafiadoras dos Jogos Olímpicos, mas também não terá brasileiros na disputa pelas medalhas de ouro. Com paredes com mais de 15 metros de altura, a escalada esportiva une força, flexibilidade, força, saltos e técnica em três categorias:

PUBLICIDADE

Speed: Prova de escalada em velocidade na vertical. O mais rápido vence. Cada disputa chega a demorar de 5 a 8 segundos.

Bouldering: Esta simula a escalada em pequenas rochas. As paredes têm até 4,5 metros e as baterias podem demorar até 4 minutos. Quem tiver mais paredes em menos tentativas e em menor tempo será o vencedor.

Lead: A última categoria será com rochas grandes e cada atleta terá apenas uma chance e seis minutos para chegar ao topo. Ganha quem não cair e chegar mais rapidamente ao topo.

SKATE

Mais reconhecido como hobby, o skate se tornou modalidade olímpica e tem brasileiros como favoritos. Letícia Bufoni, Kelvin Hoefler, Luiz Francisco e Rayssa Leal (de apenas 12 anos de idade) são os principais dos 12 skatistas brasileiros nos Jogos Olímpicos. Veja as categorias:

PUBLICIDADE

Street: Simula uma rua, com obstáculos formados por rampas, escadas, corrimãos, bancos e paredes. Cada manobra conta ponto e ganha quem for o maior pontuador.

Park: Skatistas entram dentro de uma “piscina” sem água, um de cada vez, com direito a três tentativas para conseguir a maior pontuação com manobras.

SURFE

Outra modalidade com muitos brasileiros em destaque, o Surfe é promessa de medalhas com Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, no masculino, e Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima, no feminino. Cada bateria terá a duração de 30 minutos e será disputada por quatro ou cinco atletas ao mesmo tempo. Vale destacar que são 20 homens e 20 mulheres classificados para as Olimpíadas.