Home Futebol Lionel Messi supera Romário em número de gols oficiais

Lionel Messi supera Romário em número de gols oficiais

Nesta segunda-feira (14) o Argentino Lionel Messi quebrou mais uma marca e se tornou o quarto maior artilheiro de todos os tempos

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

Na Partida entre Argentina 1 X 1 Chile, gols de Messi 33′(Arg) e Eduardo Vargas 57′ (Chi). Lionel Messi ultrapassou Romário e passou a ser o quarto maior artilheiro de todos os tempos, em jogos oficiais.

PUBLICIDADE

Apesar de algumas diferenças de uma lista para outra, o mais provável é que o argentino tenha em torno de 744 gols. Mas vamos entender melhor os critérios para se chegar aos maiores artilheiros de todos os tempos.

O Critério para se chegar ao maior artilheiro de todos os tempos

Para se chegar aos maiores artilheiros de todos os tempos, são contados todos os gols marcados em competições oficiais e jogos amistosos oficiais. Ou seja jogo-treino, competições comemorativas e até mesmo regionais não contam.

PUBLICIDADE

Por isso, alguns jogadores como Puskas, Pelé, Eusébio, entre outros dos anos 50, 60, 70 e 80 acabaram sendo prejudicados. Pois antigamente não havia tanto cuidado por parte dos clubes, e a FIFA e federações não era tão abrangentes como são hoje em dia na organização de campeonatos. Mas vamos ver o que é necessário para um amistoso e um torneio serem oficiais.

Em geral um amistoso deve obedecer todas as regras  de um jogo de futebol, entretanto o que muitas vezes faz com que um amistoso deixe de ser oficial são o número de substituições. Para um amistoso ser oficial ele apenas deve ter 5 substituições. Alguns jogos tem muito mais que isso, e isso faz com que ele seja não oficial.

No caso do torneio para que o mesmo seja oficial é preciso que o mesmo seja reconhecido pela FIFA e das federações locais. Alguns casos de Torneios regionais ou locais, eram apenas comemorativo e tinham alguns clubes convidados. E hoje em dia esses torneios não são considerados um torneio oficial.

Com isso a lista dos maiores artilheiros de todos os tempos ficou a seguinte:

PUBLICIDADE
  1. Cristiano Ronaldo – 779 gols
  2. Josef Bican – 759 gols
  3. Pelé – 757 gols
  4. Lionel Messi – 744 gols
  5. Romário – 743 gols

Essa lista está sujeita a variações.