Home Futebol Por onde andam os titulares de Portugal campeões da Euro 2016

Por onde andam os titulares de Portugal campeões da Euro 2016

A Eurocopa está próxima de seu início, relembre por onde andam os jogadores da Seleção Portuguesa campeões da edição anterior

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Na próxima sexta-feira (11), a competição mais importante entre seleções europeias se inicia, por esse motivo, resolvemos destrinchar um pouco de como foi aquela ultima Eurocopa conquistada por Portugal, relembrando por onde andam os titulares da equipe.

PUBLICIDADE

Primeiramente, Portugal foi sorteado no grupo F do torneio, com Islândia, Áustria e Hungria. Por incrível que pareça, não venceu nenhum dos seus jogos da fase inicial, foram três empates e quatro gols marcados, todos por Nani e Cristiano Ronaldo, destaques da campanha.

Nas oitavas um jogo duro contra Croácia que terminou em 1×0, porém, a fase seguinte foi ainda mais tensa, passando nas penalidades diante da Polônia. Já na semifinal, novamente os artilheiros Cristiano Ronaldo e Nani decidiram, vencendo a Seleção de País de Gales por 2×0.

PUBLICIDADE

Se toda a campanha na Euro teve emoção, portanto, na final não seria diferente. A princípio no papel, os franceses levavam favoritismo, tanto que posteriormente venceram a Copa do Mundo 2018, entretanto, na final europeia, os gajos levaram a melhor na prorrogação com um gol inesquecível de Éder.

Rui Patrício

Um dos melhores goleiros do mundo, teve uma atuação impecável naquela Eurocopa, na época ainda defendia o Sporting. Atualmente é mais um dos portugueses do Wolverhampton.

Cédric

Disputou posição com Vierinha naquela Euro, entretanto, assumiu a titularidade absoluta ao longo da competição. Depois de bons anos no Southampton, passou pela Inter e agora defende o Arsenal.

Pepe

Luso-brasileiro, Pepe tem muita história no futebol europeu, ainda mais em Portugal. A princípio conhecido como “xerifão” o jogador tem muita técnica, e aos 38 anos ainda defende o Porto como titular absoluto.

PUBLICIDADE

José Fonte

Fonte é outro a mostrar que a idade não é um problema, atualmente com 37 anos foi campeão francês pelo Lille, sendo a melhor defesa das principais ligas europeias.

Raphaël Guerreiro

O jogador “estourou” naquela Euro após grandes atuações, eventualmente recebeu uma proposta do Borussia Dortmund, clube que defende até hoje.

William Carvalho

O volante disputou a posição naquela Euro com Danilo Pereira, todavia, acabou levando a melhor. No momento joga pelo Real Bétis.

Renato Sanches

Em cinco anos Renato Sanches viveu uma verdadeira roda-gigante. Após se destacar na competição, marcando um gol importante contra a Polônia nas quartas de final, o jogador passou por Bayern e Swansea, sem sucesso. Sobretudo o seu último clube foi o mais importante, o Lille comandado por Galtier recuperou seu futebol e o colocou mais uma vez na Seleção.

PUBLICIDADE

Adrien Silva

Apesar de uma boa participação na campanha vitoriosa, Adrien não aparece na lista de convocados para a próxima Euro. Atualmente o meia de 32 anos, defende a Sampdoria.

João Mário

Mais um que acabou ficando de fora da lista, entretanto, era peça fundamental naquela equipe de 2016. O jogador acabou rodando nesses últimos cinco anos, passando por West Ham, Lokomotiv Moscou, e por último, Sporting, clube que joga hoje em dia.

Nani

Respeitado não só em Portugal, mas no mundo, Nani terminou como artilheiro da Seleção, empatado com Cristiano Ronaldo. Em 2019 decidiu jogar a MLS pelo Orlando City, atuando no clube norte-americano até hoje.

Cristiano Ronaldo

Craque daquela Seleção, CR7 conduziu o primeiro título do seu país com maestria, foram três gols, sobretudo uma liderança invejável, mostrando ao mundo que não era apenas um goleador, mas também um líder nato. Depois de fazer história no Real Madrid, assinou com a Juventus, contudo, recorrentemente é especulado em outros gigantes europeus.

PUBLICIDADE

Outros:

Anthony Lopes (Lyon), Eduardo (Aposentado), Bruno Alves (Sem clube), Ricardo Carvalho (Aposentado), Eliseu (Aposentado), Vieirinha (PAOK), Danilo Pereira (PSG), João Moutinho (Wolverhampton), André Gomes (Everton), Quaresma (Vitória Guimarães), Éder (Sem clube) e Rafa Siva (Benfica).

LEIA MAIS

Euro 2016: Confira os 23 convocados por Portugal

Portugal divulga lista de convocados para a Eurocopa

PUBLICIDADE