Home Futebol Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Diego Aguirre, novo técnico do Internacional

Raio-X: como foram os últimos trabalhos de Diego Aguirre, novo técnico do Internacional

Diego Aguirre assinou contrato com o colorado até dezembro de 2022

Por Wilson Pimentel em 20/06/2021 06:02 - Atualizado há 3 anos

Diego Aguirre é o novo técnico do Internacional
Divulgação/ São Paulo

O Internacional tem um novo técnico para a sequência da temporada 2021: Diego Aguirre. Depois de não chegar a um acordo financeiro com o português Marco Silva, a diretoria colorada agiu rápido e fechou a contratação do uruguaio.

Desde a saída de Miguel Ángel Ramírez, o treinador estava entre as principais opções do presidente Alessandro Barcellos para assumir o Internacional. Velho conhecido da torcida, Diego Aguirre foi jogador colorado entre 1989 e 1990.

Além disso, Diego Aguirre comandou o Internacional em 2015. Nesse ínterim, foram 48 partidas, 24 vitórias, 15 empates e nove derrotas. Além disso, venceu o Campeonato Gaúcho. Mas teve o trabalho interrompido após o time ser eliminado na Copa Libertadores da América.

Esquema tático

Antes de mais nada, Diego Aguirre está diante de um dos maiores desafios de sua carreira. Afinal, ele terá um espaço curto de tempo para dar um padrão tático, indicar reforços e recuperar a autoestima do time após a eliminação precoce na Copa do Brasil.

A pressão da torcida é gigante. A princípio, Miguel Ángel Ramírez não conseguiu entregar um trabalho a altura do tamanho do investimento feito em sua contratação. Agora, o uruguaio é a grande aposta da diretoria para recuperar o DNA colorado.

Diego Aguirre, só para exemplificar, estabeleceu bons sistemas táticos nos seus últimos trabalhos no futebol brasileiro quando comandou Atlético-MG e São Paulo. Adepto do 4–2-3-1, o técnico também utiliza os esquemas 4-1-4-1 e 4-4-2 de acordo com seus adversários.

O técnico costuma orientar os zagueiros e volantes para tentar chegar mais à frente ou buscando um passe mais vertical. Ele gosta de ver seus jogadores fechando o espaço e pressionando o adversário.

O uruguaio usa de encaixes rápidos e curtos no setor defensivo. Com isso, a bola chego com menos frequência na área dos seus times. Dessa forma, o adversário encontra dificuldades para criar e finalizar.

Além disso, Diego Aguirre gosta de armar seus times com dois jogadores de velocidade pelos lados do campo, um bom articulador no meio e um centroavante. Ou seja, um legítimo camisa 9. No São Paulo, só para exemplificar, o time funcionava em torno de Diego Souza.

Desempenho em outros clubes

O Torcedores.com listou os principais trabalhos de Diego Aguirre. Vale destacar, antes de mais nada, que a reportagem apurou somente seus trabalhos mais relevantes. Ou seja, por Internacional, Atlético-MG, São Paulo, Peñarol e San Lorenzo. Confira!

Peñarol

Jogos: 56

Vitórias: 31

Empates: 11

Derrotas: 14

Aproveitamento: 61%

Em duas passagens como treinador do Peñarol, Diego Aguirre conquistou o Campeonato Uruguaio nas temporadas 2003/2004 e 2009/2010. Em 2011, ele levou a equipe a final da Copa Libertadores da América. No entanto, o time uruguaio acabou sendo derrotado pelo Santos de Neymar e cia.

Internacional

Jogos: 48

Vitórias: 24

Empates: 15

Derrotas: 9

Aproveitamento: 60%

Em 2015, Diego Aguirre foi contratado após as negativas de Abel Braga, Mano Menezes, Tite e Vanderlei Luxemburgo. Apesar da conquista do Campeonato Gaúcho, ele nunca foi uma unanimidade no clube. Foi demitido após o time ser eliminado na Copa Libertadores da América.

Atlético-MG

Jogos: 31

Vitórias: 16

Empates: 7

Derrotas: 8

Aproveitamento: 59%

Antes de mais nada, Diego Aguirre ficou pouco mais de cinco meses no Atlético-MG. Nesse ínterim, venceu a Flórida Cup de 2016. Contudo, o time foi vice-campeão mineiro, perdendo a decisão para o América-MG. Além disso, foi eliminado na fase de grupos da Primeira Liga e nas quartas de final da Copa Libertadores da América.

San Lorenzo

Jogos: 57

Vitórias: 29

Empates: 12

Derrotas: 16

Aproveitamento: 57%

Diego Aguirre esteve à frente do time em quatro competições enquanto esteve no cargo: o Campeonato Argentino, a Copa da Argentina, a Copa Sul-Americana e a Copa Libertadores da América. Nesse ínterim, não conquistou nenhum título comandando a equipe. Dessa forma, o uruguaio foi demitido pela diretoria do clube argentino. 

São Paulo

Jogos: 43

Vitórias: 19

Empates: 15

Derrotas: 9

Aproveitamento: 55%

Teve sua trajetória interrompida de maneira consensual. Apesar do bom começo de trabalho, Diego Aguirre foi demitido após os maus resultados acumulados na reta final do Campeonato Brasileiro. Afinal, a sequência fez o time perder a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América.

LEIA MAIS: 

Guerrero passa por nova cirurgia no joelho e tem prazo para voltar a jogar pelo Internacional 

Marco Silva diz ‘não’ ao Internacional: o que deu errado na negociação com o técnico português? 

Peglow no Porto? O que nós sabemos sobre o interesse do clube no atacante do Internacional

Exit mobile version