Home Futebol Santos x São Paulo: quem mais venceu na história do clássico San-São?

Santos x São Paulo: quem mais venceu na história do clássico San-São?

Sinônimo de grandes jogos, o San-São já foi disputado 314 vezes; confira quem se dá melhor no retrospecto do clássico

Por Adriano Oliveira em 20/06/2021 10:22 - Atualizado há 5 dias

Santos x São Paulo: quem mais venceu na história do clássico San-São (Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net/ Flickr oficial do São Paulo FC)
Santos x São Paulo: quem mais venceu na história do clássico San-São

No início da noite deste domingo (20), a partir das 18h15, o Santos recebe o São Paulo no estádio da Vila Belmiro, em clássico válido pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. E você, torcedor santista ou são-paulino, sabe quem é o maior vencedor da história do San-São?

O último encontro entre os dois clubes aconteceu em março deste ano no estádio do Morumbi, pela terceira rodada da fase de grupos do Paulistão, e os donos da casa golearam pelo placar de 4 x 0 com gols de Gabriel Sara, Pablo, Tchê Tchê e Luan Peres (contra).

Este foi o jogo de número 314 na história do clássico entre Santos e São Paulo e o retrospecto é favorável ao Tricolor, que venceu 135 vezes contra 105 triunfos dos santistas, mais 74 duelos que terminaram com igualdade no marcador. O time da capital já anotou 521 gols no rival e sofreu 449, acumulando um saldo positivo de 72 tentos.

Pelo Campeonato Brasileiro foram 71 confrontos e a vantagem continua sendo são-paulina, que soma 29 vitórias diante de 26 derrotas, além de 16 empates. No histórico dos confrontos válidos pelo Campeonato Paulista, o São Paulo também se mostra superior com 78 vitórias, enquanto o Peixe possui 53, mais 48 empates.

Na Vila Belmiro, palco que já recebeu o clássico em 108 oportunidades, o Santos emplacou 47 triunfos contra 33 do adversário e 28 empates. No Morumbi foram 106 duelos, sendo 52 vitórias do Tricolor, 27 do Peixe e também 27 empates.

Já no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o San-São aconteceu 73 vezes e mais uma vez a supremacia é são-paulina: são 38 vitórias contra 24 do Santos, com o registro de 11 empates.

O marcador mais elástico a favor do Tricolor é de 9 x 1, em jogo do Campeonato Paulista de 1944. Por sua vez, a partida que registrou a maior goleada do Alvinegro Praiano foi pelo Torneio Rio-São Paulo de 1963, com placar de 6 x 2.

O primeiro clássico San-São aconteceu em maio de 1930, válido pelo Campeonato Paulista e realizado na Vila Belmiro, e terminou empatado em 2 x 2. Feitiço e Camarão marcaram os gols santistas e Arthur Friedenreich e Luizinho balançaram as redes a favor dos são-paulinos.

LEIA TAMBÉM

Santos terá 5 desfalques contra o São Paulo; veja a lista de ausências

São Paulo sofre com desfalques no clássico contra o Santos; veja provável escalação

Exit mobile version