Composta com um plano inicial de oito equipes participantes, a USFL irá contar com parceria da Fox Sports para a transmissão do torneio. De acordo com o co-fundador Brian Woods, o pequeno número de times é para entregar um “futebol profissional inovador e de alta qualidade”.
“Estou extremamente apaixonado por futebol e a oportunidade de trabalhar com a FOX Sports e trazer de volta o USFL em 2022 foi um esforço que valia a pena perseguir”, disse Woods.
Finalizou dizendo: “Esperamos oferecer aos jogadores uma nova oportunidade de competir em uma liga de futebol profissional e dar aos fãs de todos os lugares o melhor produto de visualização de futebol possível durante o que é normalmente um período sem futebol profissional.”
A idéia de Woods é fazer com que a USFL atue no período da offseason da NFL.
A USFL que anteriormente teve três temporada na ativa durante 1983 a 1986, fracassou ao tentar medir forças com a NFL e atrás de fazer esforços além do que poderia teve falência financeira. A liga chegou ao ponto de estipular um teto salarial apertado estabelecido para os jogadores com cada equipe podendo utilizar um valor de US $ 1,8 milhão, teto que em 1994 a NFL o fez. Jogadores do Hall da Fama como os quarterbacks Steve Young e Jim Kelly, já atuaram pela USFL.
De acordo com Arnie Stapleton, da The Associated Press, a USFL terá seu mesmo logotipo da primeira temporada, e que mesmo ainda tendo os direitos de nomes das equipes originais os detalhes são desconhecidas, com os nomes das cidades-sede, times, treinadores e datas sendo lançadas futuramente.