Como descobrir a carreira certa para o seu perfil profissional

Confira dicas para entender qual área seguir, de acordo com seus interesses e objetivos

Lucas Ayres
Colaborador do Torcedores

Crédito: Unsplash

A escolha de uma carreira para seguir é um dos mais importantes momentos de nossas vidas. Momento não; um processo, ou ao menos assim deveria ser, assim como ser acompanhado de serenidade e responsabilidade. É que, apesar de não ser definitiva, essa opção é quase sempre feita a partir de muita pressão, dúvidas e incertezas.

O que mostramos abaixo não vai eliminá-las, mas pode reforçar a segurança na decisão. São, afinal, dicas práticas, para fazer justamente do tal o momento um processo.

Para saber mais sobre cursos, universidades e áreas profissionais, confira o portal Hora da Facul!

O autoconhecimento para descobrir sua carreira

Parte da dificuldade em descobrir e escolher uma carreira está na quantidade de variáveis a serem levadas em conta. Há seus interesses, vontades e necessidades de agora e os do futuro, para resumir, para resolver nesse processo.

Por isso, buscar um maior autoconhecimento pode facilitar nesse “cálculo”. Uma tarefa, complicada, sim, mas não precisa ser perfeita: o que você conseguir entender, já ajuda. E há maneira práticas de se fazer isso, como…

Faça testes, muitos testes

Os testes vocacionais e psicológicos não são uma sentença sobre sua personalidade ou o seu perfil. Mas ajudam a colocar em outra perspectiva certas informações e aspectos sobre você mesmo. E podem ser ferramentas valiosas na hora de escolher uma carreira, de desembaraçar, ao menos um pouco, o verdadeiro emaranhado que é a resposta para a pergunta “o que eu quero fazer?”

Ajuda profissional para descobrir sua carreira

Por fim, se for possível e acessível, não hesite em buscar ajuda profissional. Psicólogos e orientadores profissionais não farão a escolha por você, mas o guiarão, a partir técnicas e ferramentas, pelos seus interesses e necessidades, pelo seu autoconhecimento.

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Jornalismo EAD: como é e para quem é indicado o curso?

Confira as principais áreas do jornalismo e sua atuação no mercado

Novas ou tradicionais, entenda como as mídias influenciam o jornalismo