Home Futebol Conmebol quer mudar protocolo do VAR e sugere implantar pedidos de ‘desafio’

Conmebol quer mudar protocolo do VAR e sugere implantar pedidos de ‘desafio’

Propostas já foram enviadas à Fifa e à IFAB, órgão responsável pelas regras do futebol

Matheus Leal
Setorista e editor-assistente do Torcedores.com
PUBLICIDADE

A Conmebol está pleiteando mudanças no protocolo do árbitro de vídeo. A entidade já enviou sugestões à Fifa e à IFAB, órgão responsável pelas regras do futebol. Em entrevista à AFP, o ex-árbitro Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol, revelou dois dos pedidos: paralisação do relógio de jogo durante as análises e implementação de pedidos de desafio, como acontece em outros esportes.

“Enviamos recentemente um documento solicitando que o tempo seja paralisado e que os minutos que passem não sejam uma preocupação. Também pensamos ser proativos e que cada equipe tenha um número de desafios para pedir sua própria revisão, como acontece em outros esportes, como o vôlei, o tênis”, disse Seneme.

No radar da Europa, Gabigol tem multa rescisória astronômica; veja valores

PUBLICIDADE

“O VAR não vai deixar o futebol. Veio para ficar e nós é que temos que nos adaptar melhorando cada vez mais esta ferramenta Os árbitros sempre são humanos. Sempre vão cometer erros e acertos. Isso é inevitável. O mais importante é que vamos elevar o número de acertos. Um erro grave que as pessoas cometem é pensar que não haverá erros de arbitragem em jogos com o VAR”, completou. No entanto, os detalhes de números de desafios por equipe, por exemplo, não foram revelados.

Recentemente, a Conmebol foi pressionada pelo Cerro Porteño para anulação do jogo contra o Fluminense. Mesmo com uma consulta ao VAR, a equipe teve um gol mal anulado e a entidade admitiu o erro.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes