Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Copa do Nordeste terá novo formato e mais clubes a partir de 2022

Competição passará a ter 24 clubes em sua fase classificatória; novos critérios de classificação da Copa do Nordeste são divulgados

Victor Martins
Um homem que acredita ser jornalista, escritor e 'chato'. Decidam vocês qual será a opção escolhida.Formado na Universidade Metodista de São Paulo. No Torcedores desde 2016 ou algo parecido.

Crédito: Crédito da foto: Divulgação

A Copa do Nordeste deve mudar a partir de 2022. De acordo com o Blog do Torcedor, do JC, a competição ganhará mais integrantes no próximo ano e também mais fases em seu processo classificatório até a fase de grupos.

De acordo com as informações, também confirmadas por dirigentes de várias entidades estaduais, a competição será disputada por 36 clubes ao todo, 16 em sua fase de grupos e agora por 24 nas fase classificatórias, que serão divididas em três estágios que classificarão quatro times para a parte ‘principal’ do certame,

No formato a ser adotado, a fase de classificação para a Copa do Nordeste em sua primeira fase 16 times, com oito já pré-classificados para o segundo estádio. As 16 equipes da fase inicial jogam em partidas únicas, assim como na segunda fase. Apenas na terceira e última preliminar é que os jogos passarão ser em ida e volta.

Pernambuco, Bahia e Ceará terão agora cinco vagas na Copa do Nordeste, duas delas diretas (os respectivos campeões estaduais mais o time melhor ranqueado destes três estados) para a fase de grupos e mais duas na fase preliminar. Os outro estados da região (Maranhão, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe) seguem com uma vaga na fase de grupos e agora terão duas nas fases iniciais.

A justificativa seria seria valorizar times que estão bem no ranking mas que não conseguiriam a vaga pelos critérios atuais. Para a fase e grupos, estarão todos os campeões estaduais, mais os times de melhor ranking de PE, BA e CE e os quatro classificados da pré-Copa do Nordeste.

Confira os classificados de cada estado para a Copa do Nordeste 2021

Maranhão: Sampaio Corrêa (fase de grupos), Moto Club e Imperatriz (primeira fase inicial)

Piauí: Altos (fase de grupos), Fluminense-PI e River (primeira fase inicial

Ceará: Fortaleza e Ceará (fase de grupos), Ferroviário (segunda fase inicial), Floresta e Atlético-CE (primeira fase inicial)

Rio Grande do Norte: Globo (fase de grupos), ABC e América-RN) (segunda fase classificatória)

Paraíba: Campinense (fase de grupos), Botafogo-PB (segunda fase classificatória), Sousa e Treze (primeira fase classificatória)

Pernambuco: Náutico e Sport (fase de grupos), Santa Cruz (segunda fase classificatória). Central e Salgueiro (primeira fase classificatória)

Alagoas: CSA (fase de grupos), CRB (segunda fase classificatória), ASA (primeira fase classificatória)

Sergipe: Sergipe (fase de grupos), Confiança (segunda fase classificatória), Itabaiana e Lagarto (primeira fase classificatória)

Bahia: Bahia e Atlético de Alagoinhas (fase de grupos), Vitória (segunda fase classificatória), Jacuipense, Juazeirense e Bahia de Feira (primeira fase classificatória)

LEIA MAIS[

McGregor posta foto ao lado de Justin Bieber: “A gente manda em Beverly Hills”