Profissional de jogos digitais: o que faz, a área e o mercado de trabalho

Entenda o que faz, qual a formação, como deve ser e como é o mercado de trabalho de um profissional de jogos digitais

Lucas Ayres
Colaborador do Torcedores

Crédito: Sean Do/Unsplash

Quem nunca passou horas na frente de uma tela, com o controle ou o mouse nas mãos, com a atenção voltada à um bom game? E quem nunca sonhou que essa poderia ser uma vida a se seguir? Pois bem, hoje em dia, isso é possível, com uma carreira como profissional de jogos digitais.

Trabalho é sempre trabalho, portanto não procure uma carreira na área para ficar no sofá o dia inteiro jogando. Mas espere, isso sim, ter não só o jogo na sua cabeça em todos os tempos, como tirá-lo dela!

Isso mesmo, parte das competências deste profissional é a criação de games. Há também o design, a manutenção, a programação, a roteirização…a atuação no segmento é vasta, e o mercado aquecido, muito obrigado.

A formação do profissional de jogos digitais

Para tanto, o profissional de jogos digitais precisa ter uma formação ampla, com conhecimento das etapas iniciais da criação de um jogo, seja o roteiro, seja o desenho, aos instantes decisivos, isto é, o know-how da programação, dos zeros e “ums” que viram o espetáculo de luzes e ações na tela.

Para saber mais sobre o profissional de jogos digitais, confira o portal Hora da Facul!

A área e o mercado de trabalho do profissional de jogos digitais

Além de competentemente formado, o profissional precisa ter paixão e enorme conhecimento pela área. É preciso ter jogado, ou pelo menos gostar de assistir, melhor ainda se curtir acompanhar o noticiário envolvendo o universo dos games e de suas respectivas tecnologias.

O “prêmio” é um mercado aquecido e ainda em crescimento e desenvolvimento, que no Brasil movimenta cifras bilionárias. É possível crescer, e muito, trabalhando com sua paixão.

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Como se tornar um atleta profissional de e-sports?

Jornalismo EAD: como é e para quem é indicado o curso?

Curso de Educação Física oferece formação ampla e alinhada com o mercado

Quanto ganha um fisioterapeuta esportivo? Confira os valores: