Home Redação Torcedores Profissional de jogos digitais: o que faz, a área e o mercado de trabalho

Profissional de jogos digitais: o que faz, a área e o mercado de trabalho

Entenda o que faz, qual a formação, como deve ser e como é o mercado de trabalho de um profissional de jogos digitais

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Quem nunca passou horas na frente de uma tela, com o controle ou o mouse nas mãos, com a atenção voltada à um bom game? E quem nunca sonhou que essa poderia ser uma vida a se seguir? Pois bem, hoje em dia, isso é possível, com uma carreira como profissional de jogos digitais.

PUBLICIDADE

Trabalho é sempre trabalho, portanto não procure uma carreira na área para ficar no sofá o dia inteiro jogando. Mas espere, isso sim, ter não só o jogo na sua cabeça em todos os tempos, como tirá-lo dela!

Isso mesmo, parte das competências deste profissional é a criação de games. Há também o design, a manutenção, a programação, a roteirização…a atuação no segmento é vasta, e o mercado aquecido, muito obrigado.

PUBLICIDADE

A formação do profissional de jogos digitais

Para tanto, o profissional de jogos digitais precisa ter uma formação ampla, com conhecimento das etapas iniciais da criação de um jogo, seja o roteiro, seja o desenho, aos instantes decisivos, isto é, o know-how da programação, dos zeros e “ums” que viram o espetáculo de luzes e ações na tela.

Para saber mais sobre o profissional de jogos digitais, confira o portal Hora da Facul!

A área e o mercado de trabalho do profissional de jogos digitais

Além de competentemente formado, o profissional precisa ter paixão e enorme conhecimento pela área. É preciso ter jogado, ou pelo menos gostar de assistir, melhor ainda se curtir acompanhar o noticiário envolvendo o universo dos games e de suas respectivas tecnologias.

O “prêmio” é um mercado aquecido e ainda em crescimento e desenvolvimento, que no Brasil movimenta cifras bilionárias. É possível crescer, e muito, trabalhando com sua paixão.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Como se tornar um atleta profissional de e-sports?

Jornalismo EAD: como é e para quem é indicado o curso?

Curso de Educação Física oferece formação ampla e alinhada com o mercado

PUBLICIDADE

Quanto ganha um fisioterapeuta esportivo? Confira os valores: