Home Outros Esportes Reggie Bush quer seu Troféu Heisman e seus recordes universitários de volta

Reggie Bush quer seu Troféu Heisman e seus recordes universitários de volta

Running Back faz pedido após mudanças nas regras da NCAA

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Nesta semana, a NCAA, entidade que coordena os esportes universitários nos Estados Unidos, mudou uma das suas políticas mais polêmicas. Até o dia 30 de junho deste ano, nenhum atleta universitário podia ganhar dinheiro ou qualquer outro tipo de benefício para além de uma bolsa da faculdade. Com a mudança da regra, esses atletas poderão ser pagos para que utilizem seu nome, sua imagem e sua semelhança (o que é conhecido pela sigla NIL).

PUBLICIDADE

Por conta dessa nova política, Reggie Bush, running-back que estudou na University of Southern California e atuou em 11 temporadas na NFL, fez um comunicado no qual pedia que suas conquistas na universidade, inclusive seu Troféu Heisman, fossem devolvidos. Ele sofreu diversas sanções da NCAA em 2010 por ter recebido dinheiro enquanto estava na faculdade. Confira abaixo a íntegra do que Bush falou.

“Nos últimos meses, em várias ocasiões, minha equipe e eu entramos em contato com a NCAA e o The Heisman Trust em relação ao restabelecimento dos meus recordes universitários e ao retorno do meu Heisman. Deixamos várias mensagens para Michael Comerford, o presidente da Heisman Trust, mas em vez disso recebemos uma ligação de Rob Whalen, o diretor executivo, que afirmou que o Sr. Comerford não nos ligaria de volta e que, em qualquer caso, eles não poderiam nos ajudar. Entramos em contato com a NCAA em várias ocasiões e não recebemos ajuda ou nenhuma resposta. Tenho a forte convicção de que ganhei o troféu Heisman ‘exclusivamente’ devido ao meu trabalho árduo e dedicação no campo de futebol, e também tenho grande convicção de que meus recordes devem ser restaurados.”.

PUBLICIDADE

ENTENDA O CASO DE REGGIE BUSH

Durante seus 3 anos em USC, Bush correu para 3169 jardas, teve 1301 jardas de recepção, marcou 42 touchdowns e ajudou a equipe a vencer o Orange Bowl, o que garantiu seu nome entre os maiores atletas universitários de todos os tempos. O ano mais prolífico do running-back em USC foi 2005, quando ele conquistou 2611 jardas totais e levou o Heisman Trophy, com a segunda maior quantidade de votos na história do prêmio.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

No entanto, em 2006 surgiram alegações de que Reggie Bush e seus parentes tinham recebido dinheiro e presentes (como uma casa) de uma agência de marketing, eles valiam mais de 300 mil dólares, violando as políticas da NCAA. Com isso, a entidade lançou uma investigação sobre o caso e, em 2010, concluiu que esses benefícios o ajudaram a escolher a USC como sua universidade e que suas atitudes violavam as regras da instituição.

Como punição, a USC perdeu suas últimas vitórias da temporada de 2004, o que inclui o Orange Bowl, e todas as vitórias de 2005. A universidade também perdeu 30 bolsas por um período de três anos e foi proibida de participar de qualquer Bowl em 2010 e 2011. Além disso, a NCAA proibiu que a University of Southern California tivesse qualquer vínculo com Reggie Bush. Já o running-back teve todos os seus recordes universitários anulados e precisou devolver o seu Troféu Heisman.

Em entrevista dada em 2020, Bush disse que aceitou o dinheiro, pois a bolsa de mil dólares não conseguia cobrir todas as suas despesas. “Depois que você pagou o aluguel, sobraram US$ 260 para durar o mês todo para tentar cobrir o que você comeu e sua conta de luz e telefone. É quase impossível viver especialmente em Los Angeles, então US$ 25.000 extras teriam mudado significativamente minha vida na faculdade.”.

Se as regras recém implementadas da NCAA estivessem em vigor naquela época, estima-se que Reggie Bush poderia ter faturado entre 4 e 6 milhões de dólares, afinal ele era um dos atletas mais populares da Califórnia, ficando atrás somente de Kobe Bryant.

PUBLICIDADE

REPERCUSSÃO DO PEDIDO DE REGGIE BUSH

A NCAA ainda não comentou sobre o pedido de Reggie Bush, mas representantes do Heisman Trust afirmaram que “Os recordes da temporada de 2005 de Bush permanecem anulados pela NCAA e, como resultado, sob a regra estabelecida pelo Heisman Trust e declarada na cédula do Heisman, ele não é elegível para receber o Troféu Memorial Heisman de 2005. Se a NCAA restabelecer o status de Bush de 2005, o Heisman Trust espera recebê-lo de volta à família Heisman.”.

Diversos atletas se posicionaram a favor de Bush, inclusive Johnny Manziel, Richard Jefferson, LeBron James, George Kittle, Matt Leinart (ex-companheiro de time em USC), Mark Ingram, Robert Griffin III, Emmanuel Acho, entre outros.

Leia Mais

Washington Football Team é multado em 10 milhões de dólares

Times da NFL são multados por OTAs

PUBLICIDADE