Home Esportes Olímpicos Saiba quem são os atletas que já carregaram a bandeira do Brasil nas Aberturas dos Jogos Olímpicos

Saiba quem são os atletas que já carregaram a bandeira do Brasil nas Aberturas dos Jogos Olímpicos

Bruninho e Ketleyn foram os porta-bandeiras escolhidos para as Olimpíadas de Tóquio. Saiba quem são os atletas que tiveram a honra de carregar a bandeira brasileira nos Jogos Olímpicos de Verão

Rico Chermont
Gestor Esportivo | Sport Management Fala sobre #esportes, #experiencia, #sportsmanagement, #gestãoesportiva e #marketingesportivo Presidente MiniFootball Brasil Presidente Pan American Minifootball Federation CEO na Chermont BR Company CEO na ChBR Advertising CEO na ChBR Sports

O Brasil está na sua 23ª participação nos Jogos Olímpicos de Verão. Com isso, alguns poucos atletas tiveram a honra de carregar a bandeira brasileira nas aberturas dos jogos. Mas apenas dois atletas tiveram a honra de repetir o feito por duas vezes. Sílvio Magalhães Padilha e João Carlos Oliveira, ambos do atletismo. Saiba quem são os atletas que já carregaram a bandeira do Brasil durante sua participação nos Jogos Olímpicos.

PUBLICIDADE

1920 – ANTUÉRPIA (Bélgica) – AFRÂNIO ANTONIO DA COSTA (tiro esportivo)

Afrânio Antonio da Costa foi o nosso primeiro porta-bandeira em Jogos Olímpicos e também o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha nos jogos. Foram duas. Uma de prata na Pistola Livre 50m e uma de bronze na pistola livre por equipes.

1924 – PARIS (França) – Alfredo Gomes (atletismo)

Alfredo Gomes foi quem carregou a bandeira brasileira nas Olimpíadas de Paris 1924. Ele participou da prova de cross-coutry, mas não foi bem e nem conseguiu concluir a prova. Nem ele e nem outros 23 atletas, por causa das condições de terreno e de clima. Contudo, ele ficou conhecido no ano seguinte, por se tornar o primeiro vencedor da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em São Paulo.

PUBLICIDADE

1932 – LOS ANGELES (EUA) – Antonio Lyra (atletismo)

O atleta do arremesso de peso Antonio Lyra foi quem esteve com a bandeira brasileira nos jogos de Los Angeles 1932. Apesar da honraria, terminou a competição na 14ª colocação, ao queimar suas três tentativas. Ele também participou dos jogos de Berlim 1936, sendo eliminado na semifinal.

1936 – BERLIM (Alemanha) – Sylvio de Magalhães Padilha (atletismo)

Sylvio de Magalhães Padilha carregou a bandeira brasileira e participou da equipe de atletismo do Brasil nos jogos de Berlim 1936. Chegou as Olimpíadas como Campeão Sul-americano, porém seu melhor resultado nos Jogos foi um 5º lugar nos 400m com barreiras.

1948 – LONDRES (Inglaterra) – Sylvio de Magalhães Padilha (atletismo)

O primeiro brasileiro a ser porta-bandeira da nossa delegação por duas edições seguidas. Os Jogos de 1940 e 1944 foram cancelados por conta da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, nos Jogos de Londres 1948, Sylvio carregou a bandeira como chefe de missão e não mais como atleta. Essa função, ele exerceu também nos jogos de 1952, 1956 e 1960. A experiência na gestão esportiva o levou ser Presidente do Comitê Organizados dos Jogos Pan-Americanos de São Paulo, em 1963. Neste ano, ele também foi eleito Presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), cargo que ocupou por 7 edições olímpicas, até Seul 1988.

1952 – HELSINQUE (Finlândia) – Mário Jorge da Fonseca Hermes (basquete)

Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Buenos Aires 1951, Mário Jorge da Fonseca Hermes carregou  a bandeira brasileira nos jogos de Helsinque 1952. Porém, a equipe de basquete do Brasil não conseguiu disputar uma medalha. A Seleção foi eliminada na segunda fase ao perder para União Soviética (54 a 49) e Estados Unidos (57 a 53) e terminou na 6ª colocação.

PUBLICIDADE

1956 – MELBOURNE (Austrália) – Wilson Bombarda (basquete)

O também jogador de basquete Wilson Bombarda foi para sua segunda Olimpíadas e teve a honra de levar a bandeira do Brasil na abertura dos Jogos de Melbourne 1956. Uma glória que nunca esqueceu. Porém, nas duas edições, a Seleção Brasileira não foi bem e terminou na sexta colocação.

1960 – ROMA (Itália) – Adhemar Ferreira da Silva (atletismo)

Participante das Olimpíadas de Londres 1948 e Medalha de Ouro nos Jogos de Helsinque 1952 e Melbourne 1956 no salto triplo, Adhemar Ferreira da Silva foi homenageado nas Olimpíadas de Roma 1960. Foi escolhido para ser o porta-bandeira. Infelizmente, por um problema pulmonar, não conseguiu passar das eliminatórios nos jogos de Roma 1960. Entretanto, Adhemar foi o primeiro bicampeão olímpico do esporte brasileiro.

1964 – TÓQUIO (Japão) – Wlamir Marques (basquete)

Um dos maiores ídolos da história do basquete brasileiro, o bicampeão mundial Wlamir Marques foi quem levou a bandeira brasileira nos jogos de Tóquio 1964. Tanto nos Jogos de Roma 1960 como também em Tóquio 1964, a Seleção Brasileira de Basquete foi pro pódio. Levou a medalha de bronze nas duas ocasiões.

1968 – CIDADE DO MÉXICO (México) – João Gonçalves Filho (polo aquático)

Foram cinco participações em Jogos Olímpicos em duas modalidades diferentes. João Gonçalves Filho, conhecido como Peixinho, participou dos jogos de Helsinque 1952 e Melbourne 1956 como nadador e em Roma 1960, Tóquio 1964 e Cidade do México 1968 com jogador de polo aquático. O feito lhe rendeu a responsabilidade de carregar a bandeira brasileiro nos Jogos da Cidade do México. Apesar de nunca ter subido ao pódio nas Olimpíadas, ganhou quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos.

PUBLICIDADE

1972 – MUNIQUE (Alemanha) – Luiz Cláudio Menon (basquete)

Mais uma vez, um jogador de basquete foi quem levou a bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos Munique 1972. Luiz Cláudio Menon, que participou nos jogos da Cidade do México 1968 teve a sensação de ser o porta-bandeira brasileiro nos jogos olímpicos. Na ocasião, ele ficou com o quarto lugar com a Seleção Brasileira de Basquete  No entanto, nos Jogos de Munique 1972, a Seleção Brasileira não foi bem, terminando na sétima colocação.

1976 – MONTREAL (Canadá) – João Carlos de Oliveira (atletismo)

João Carlos de Oliveira foi campão dos Jogos Pan-Americanos de 1975 no salto triplo e no salto em distância e ficou conhecido como João do Pulo. Fez sua estreia nos Jogos Olímpicos em Montreal 1976 como porta-bandeira brasileiro e ainda conseguiu subir ao pódio. João do Pulo levou a medalha de bronze no salto triplo.

1980 – MOSCOU (Rússia) – João Carlos de Oliveira (atletismo)

O segundo brasileiro a carregar a bandeira do Brasil em duas edições dos Jogos Olímpicos. Desta vez, em Moscou 1980, João do Pulo repetiu o feito de Montreal 1976. Carregou a bandeira brasileira e levou a medalha de bronze no salto triplo.

1984 – LOS ANGELES (EUA) – Eduardo Souza Ramos (vela)

A vela estava em alta com o grande sucesso nos últimos Jogos Pan-Americanos, com quatro medalhas de ouro. Com isso, Eduardo Souza Ramos foi escolhido para ser o porta-bandeira da delegação brasileira nos jogos de Los Angeles 1984. Apesar disso, ficou apenas com um 12º lugar na classe kellboat ao lado de Roberto Souza.

PUBLICIDADE

1988 – SEUL (Córeia do Sul) – Walter Carmona (judô)

O judoca medalha de bronze das Olimpíadas de Los Angeles 1984, sua maior conquista na carreira, Walter Carmona foi o homenageado desta edição. Ele ficou com a responsabilidade de carregar a bandeira brasileira na abertura dos Jogos Olímpicos de Seul 1988.

1992 – BARCELONA (Espanha) – Aurélio Miguel (judô)

Campeão olímpico em Seul 1988, Aurélio Miguel, destaque do judô brasileiro, foi quem levou a bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos Barcelona 1992. Porém, não teve muita sorte nos jogos e ficou com a 9ª colocação. Somente em Atlanta 1996 ele conseguiu voltar ao pódio, levando a medalha de bronze.

1996 – ATLANTA (EUA) – Joaquim Cruz (atletismo)

Disputando os Jogos Olímpicos pela terceira vez, Joaquim Cruz, medalha de Ouro de Los Angeles 1984 e prata em Seul 1988 nos 800m rasos, carregou a nossa bandeira nos jogos de Atlanta 1996. Apesar disso, não conseguiu render bem nos jogos. Disputou apenas os 1500m rasos com seus 33 anos, ficando de fora da fase final.

2000 – SYDNEY (Austrália) – Sandra Pires (vôlei de praia)

Sandra Pires fez história por duas Olimpíadas seguidas. Em Atlanta 1996, foi, junto com Jackie Silva, a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro olímpica. Em Sidney 2000, ela também foi pioneira, mas dessa vez, como porta-bandeira. Sandra foi a primeira mulher a carregar a bandeira brasileira na abertura dos Jogos Olímpicos.

PUBLICIDADE

2004 – ATENAS (Grécia) – Torben Grael (vela)

Pela segunda vez, um atleta da vela foi o porta-bandeira do Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos. Pela quinta vez em uma Olimpíadas, Torben, que já tinha uma medalha de prata em Los Angeles 1984 na classe solina, fez história em outras edições. Foi medalha de bronze na classe star em Seul 1988, Campeão Olímpico em Atlanta 1996 e ainda levou o bronze em Sydney 2000. Pra completar, além de porta-bandeira, conseguiu mais uma vez subir ao lugar mais alto do pódio. Foi Bicampeão Olímpico em Atenas 2004.

2008 – PEQUIM (China) – Robert Scheidt (vela)

Quem levou o pavilhão brasileiro nas Olimpíadas de Pequim 2008, foi Robert Scheidt. Robert também foi bicampeão olímpico pela vela brasileira em Atlanta 1996 e Atenas 2004. Ele também fez história na modalidade, ao lado de Torben Grael e se tornou um dos principais nomes da história da modalidade no Brasil. Além da prata em Sydney 2000, conseguiu também o segundo lugar em Pequim 2008. Em Londres 2012 voltou a subir no pódio e levou mais uma medalha, dessa vez, de bronze.

2012 – Londres (Inglaterra) – Rodrigo Pessoa (hipismo)

Com seis participações em Jogos Olímpicos, Rodrigo Pessoa conquistou três medalhas olímpicas. Foi Ouro em Atenas 2004 e bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000. Em 2012, foi o nosso porta-bandeira e teve a honra de estar com a bandeira do Brasil.

2016 – Rio de Janeiro (Brasil) – Yane Marques (pentatlo moderno)

A medalha de bronze conquistada em Londres 2012 no pentatlo moderno foi uma das mais comemoradas e um dos pódios brasileiros mais emocionantes nas Olimpíadas de Londres. Isso rendeu a Yane Marques o convite para ser porta-bandeira da delegação brasileira dentro de casa, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016. No Maracanã lotado, ela carregou a bandeira do Brasil muito emocionada.

PUBLICIDADE

2020 – Tóquio (Japão) – Bruno Rezende (Vôlei) e Ketleyn Quadros (Judô)

A dupla brasileira que carregou a bandeira do Brasil nas Olimpíadas históricas de Tóquio 2020 foi Bruno Rezende e Ketleyn Quadros, da equipe de judô. Bruninho, conhecido como um dos melhores levantadores de vôlei do mundo, é filho do consagrado treinador Bernardinho e de Vera Mossa. Experiente, já tem três medalhas olímpicas. Foram duas de prata em Pequim 2008 e Londres 2012 e o Ouro Olímpico dentro de casa, nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Já Ketleyn Quadro carrega consigo o pioneirismo de ter sido a primeira mulher brasileira a vencer uma medalha olímpica em esportes individuais. Ela conseguiu o feito da medalha de bronze em Pequim 2008, para o judô brasileiro. Ela já tinha sido porta-bandeira do Brasil nos Jogos Sulamericanos, em Medellín 2010, competição que também levou a medalha de ouro.