Home Redação Torcedores Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usar

Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usar

Entenda quais os melhores aplicativos para os seus estudos e como utilizá-los da melhor maneira

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Vivemos com um pé no mundo digital. Lá está o trabalho de muitos, assim como o entretenimento, as amizades, até uma parte da vida social, como esses tempos bem mostraram. Lá (ou melhor dizendo, aqui), estão também os estudos de vestibulandos, concurseiros, treineiros e outros candidatos.

PUBLICIDADE

Os mesmos dois lados da moeda virtual que se apresentam nos ofícios e na diversão — as infinitas possibilidades e suas respectivas dificuldades — também se apresentam para estes estudantes. É preciso, portanto, saber como navegar por esse mar, e se utilizar das melhores ferramentas (leia-se, aplicativos), para “turbinar” os estudos.

Como utilizar mídias digitais para os estudos?

Nós já estamos acostumados a navegar pela internet e encontrar soluções para os mais variados problemas. Mas é preciso foco para usar os aplicativos a seu favor na hora dos estudos. Isso porque muitos sites e apps, como o Instagram e o Tik Tok, por exemplo, são construídos de maneira a roubar sua atenção.

PUBLICIDADE

Você inclusive já dever passados por isso: uma checada rápida pode se tornar horas de uma rolagem infinita pelo feed. As notificações costumam ser um problema: você vai conferir uma conta na calculadora e, quando vai ver, está lá no bendito aplicativo.

Procure, portanto, navegar de maneira inteligente pelas mídias digitais na hora de estudar para o vestibular. Não limite o uso de seu celular se é nele que você confere contas, pesquisa referências ou significados de palavras, mas desative notificações e tenha já estabelecido o momento em que você vai descansar e dar um tempo nos apps.

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

Melhores aplicativos para auxiliar sua rotina de estudos

Além de se utilizar de mídias e outras redes sociais, é possível obter uma ajuda direta ao seus estudos a partir de certos aplicativos. Eles se utilizam de diferentes ferramentas para solucionar os diferentes problemas encontrados na hora dos estudos.

PUBLICIDADE

Um deles, por exemplo — o Quizlet —, se utiliza do Sistema de Repetição Espaçada (SRS na sigla em inglês) para manter os tópicos “frescos” na sua cabeça. Outros, como o Método Pomodoro, focam na organização da sua rotina. E há até o bom e velho G-Suite, com sua velocidade, suas inúmeras facilidades — e sua gratuidade, principalmente. Confira:

  • Notion
  • Todoist
  • Método Pomodoro
  • Quizlet
  • Semper
  •  Trello
  • G-Suite

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Entenda como usar os games na hora dos estudos

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

PUBLICIDADE

Profissional de jogos digitais: o que faz, a área e o mercado de trabalho