Depois de ficar de fora das Olimpíadas de Tóquio-2020 em todas as competições, o basquete brasileiro tem uma nova chance de buscar protagonismo internacional. O país foi escolhido como sede da edição de 2022 da Fiba Americup masculina, a principal competição do continente.
A competição aconteceu no país pela última vez em 1984, ainda chamada de Copa América. Na ocasião, o Brasil foi campeão do torneio, com vitória sobre Porto Rico na decisão. O torneio será disputado em setembro, com a participação de 12 seleções: Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Ilhas Virgens, México, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
“É uma honra e um privilégio retornar ao Brasil para jogar a FIBA AmeriCup 2022. Temos trabalhado junto com a CBB por muito tempo e agora temos um plano muito estruturado para trazer esse evento ao Brasil”, disse Carlos Alves, Diretor Executivo da Fiba Américas.
A última edição da Fiba Americup masculina foi em 2017, dividida entre Argentina, Colômbia e Uruguai. Naquela oportunidade, o Brasil caiu ainda na fase de grupos. A seleção campeã foi a dos Estados Unidos, após vitória sobre a Argentina na final por 81 a 76.
LEIA MAIS:
Paralimpíadas: Daniel Dias comemora volta aos treinos após isolamento
Olimpíadas: Bia Ferreira destaca “sintonia” da equipe brasileira de boxe
Paris 2024: Veja os atletas brasileiros que podem estar nos jogos

