Home Esportes Olímpicos Brasil x Japão: saiba onde assistir AO VIVO as quartas de final do vôlei masculino

Brasil x Japão: saiba onde assistir AO VIVO as quartas de final do vôlei masculino

Seleção brasileira encara o Japão por uma vaga na semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio; veja o guia do jogo e onde será transmitido na TV

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

Na madrugada do dia 03 de agosto (terça-feira), à 01h pelo horário de Brasília, Brasil e Japão entram em quadra pelas quartas de final do vôlei masculino. Os atuais campeões buscam a quarta medalha de ouro para se igualar à Rússia como os maiores campeões dos Jogos Olímpicos. Já a seleção asiática almeja a conquista de sua segunda medalha dourada. A primeira veio na edição de Munique-1972.

Siga o Torcedores no Facebook e Twitter para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

PUBLICIDADE

Sorteado no “grupo da morte”, o grupo A, o Brasil teve pela frente o Comitê Olímpico Russo, Argentina, França, Estados Unidos e Tunísia. Avançando em segundo lugar, a equipe venceu quatro das cinco partidas disputadas, sofrendo derrota apenas para o líder, Comitê Olímpico Russo.

Enfrentando Polônia, Itália, Canadá, Irã e Venezuela,  o Japão passou em terceiro pelo grupo B somando três vitórias e duas derrotas. Os anfitriões se classificaram na última rodada ao vencer um grande duelo diante do Irã, seleção cotada para ficar com uma das vagas para as quartas de final, por 3 sets a 2.

PUBLICIDADE

JAPÃO FOI UMA DAS PRINCIPAIS SELEÇÕES DE VÔLEI NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 

A seleção asiática era uma potência do esporte nas décadas de 1960 e 1970. Em seu currículo há a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Munique-1972, a prata na Cidade do México-1968 e o bronze em 1964, dentro da própria casa, em Tóquio.

Além do sucesso olímpico, a seleção japonesa foi terceiro lugar nas edições de 1970 e 1974 do Campeonato Mundial, principal competição do esporte após a olimpíada. Pela Copa do Mundo, terceira em ordem de importância, possuem dois vice-campeonatos, em 1969 e 1977.

HISTÓRICO DO CONFRONTO DIRETO EM JOGOS OLÍMPICOS 

Devido ao grande sucesso desde os anos 2000, sendo multicampeão em todas as principais competições, imagina-se que o Brasil tenha um recorde favorável no confronto direto em Jogos Olímpicos.

No entanto, para a surpresa de muitos, a história é bem diferente. Curiosamente, quem lidera – e por boa vantagem – é o Japão.

PUBLICIDADE

Desde a inserção do vôlei masculino aos Jogos Olímpicos, em Tóquio-1964, as seleções se enfrentaram em cinco oportunidades. Os asiáticos venceram por quatro edições consecutivas.

O sistema de disputa adotado na edição inicial de 1964 na capital japonesa e de 1968, na Cidade do México, foi o de pontos corridos. O Japão levou a melhor em casa por 3 sets a 2. No México, vitória por 3 a 0.

Em Munique-1972, no ano de seu título, o Japão aplicou 3 sets a 0 pelo grupo B.

Por jogos eliminatórios, o duelo está em igualdade. Em Montreal-1976, os japoneses tiraram o Brasil nas quartas de final por 3 sets a 0.

PUBLICIDADE

O troco por esta mesma fase veio 16 anos mais tarde, em Barcelona-1992. Desta vez, os brasileiros despacharam o Japão por 3 sets a 0 e rumaram à conquista do primeiro ouro olímpico.

TRANSMISSÃO

Marcado para 01h (horário de Brasília) desta terça-feira, 03 de agosto, o duelo será transmitido AO VIVO pelas seguintes emissoras:

CANAL ABERTO

TV Globo

PUBLICIDADE

CANAIS PAGOS

SporTV 1

BandSports

 

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

Olimpíadas: Confira os jogos das quartas de final do vôlei feminino

Olimpíadas: Em jogo espetacular, Brasil supera França no tie-break pelo vôlei masculino

 

PUBLICIDADE