Home Futebol Brasileirão: Qual o técnico da Série A a mais tempo no comando?

Brasileirão: Qual o técnico da Série A a mais tempo no comando?

Barbieri está prestes a completar um ano como treinador

Gabriela Santos
Colaborador do Torcedores

Com a saída de Guto Ferreira do Ceará, Maurício Barbieri, do Red Bull Bragantino, é o técnico com mais tempo à frente de um time na Série A.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

No último domingo (29), Guto Ferreira foi demitido do Ceará. O treinador comandou a equipe por um ano e quatro meses. Com isso, ele era o técnico com mais tempo à frente de um clube na elite do Campeonato Brasileiro. Agora, o posto de trabalho mais longo ficou com Maurício Barbieri, do Red Bull Bragantino.

“Acho muito mais triste do que positivo que eu que estou prestes a completar um ano seja o treinador com maior longevidade no Brasil. Acho que isso demonstra uma série de outros problemas que a gente tem que deveriam ser melhor debatidos e influenciam diretamente na qualidade do jogo, influenciam diretamente naquilo que o espectador vê e acho que muitas vezes é alimentado de forma equivocada por muita gente”, disse Barbieri após o empate com o Galo.

PUBLICIDADE

Maurício falou sobre as mudanças de técnicos que são frequentes, e como existe uma pressão por resultados imediatos ao invés de dar valorização por trabalhos a longo prazo.

“Muita gente acaba alimentando essa troca querendo que apareçam os resultados de forma imediata e acho que nenhum setor da vida isso acontece. Claro que estou feliz pelo tempo à frente do clube mas gostaria que houvesse no campeonato, no Brasil em geral, trabalhos mais longevos porque a tendência é que se colha os frutos à medida que o tempo vai passando”, completou

Em setembro Maurício Barbieri irá completar um ano à frente do Red Bull Bragantino. Ele chegou na equipe na 8ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020, com o time na zona de rebaixamento. Com isso, ele foi um dos responsáveis por mudar a situação da equipe, dando uma arrancada no segundo turno. O Bragantino terminou em décimo lugar e conquistou uma vaga na Sul-Americana.

A equipe de Barbieri terminou nas quartas de final do Paulistão, foi eliminado na Copa do Brasil na terceira fase, se classificou às semis da Sul-Americana e atualmente está na quarta posição do Brasileirão, somando 32 pontos.

PUBLICIDADE

Com o contrato renovado no fim do Campeonato Brasileiro do ano passado, ele ficará até 2022. São 76 jogos, 36 vitórias, 24 empates e 16 derrotas.

Guto Ferreira estava no comando do Ceará desde março de 2020. Seu retrospecto pelo clube resultou em 41 jogos, 30 empates e 23 derrotas. A equipe cearense conquistou a Copa do Nordeste de 2020.

Nesta temporada, o Ceará foi vice-campeão cearense e da Copa do Nordeste. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Fortaleza. No Brasileirão, a equipe ocupa a 8ª posição, somando 24 pontos.