Home Mercado da Bola El Tricolor! Chegada de Villasanti aumenta a legião estrangeira na ‘Era Bolzan Jr’ no Grêmio

El Tricolor! Chegada de Villasanti aumenta a legião estrangeira na ‘Era Bolzan Jr’ no Grêmio

Mathias Villasanti é o 12º paraguaio a vestir a camisa tricolor

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, a chegada de Mathias Villasanti ao Grêmio, a gestão Romildo Bolzan Jr – com dois mandatos – alcançou a marca de 20 estrangeiros contratados. Os primeiros foram os argentinos Alan Ruíz e Matías Rodríguez, que desembarcaram no clube em 2014.

PUBLICIDADE

Eles, portanto, por abriram as portas do Grêmio para jogadores de para jogadores de países vizinhos. Posteriormente, o mercado sul-americano sempre pautou as ações da diretoria tricolor no mercado da bola.

Em outras palavras, Romildo Bolzan Jr é o presidente que mais trouxe jogador de fora do país para o Brasil. Assim, ele ultrapassou Eduardo Bandeira de Mello que contratou 15 estrangeiros durante o período que presidiu o Flamengo entre 2013 e 2019.

PUBLICIDADE

De antemão, vale explicar que, para atender a um pedido dos clubes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou a regra das competições em 2013. Ou seja,  permitiu que, a cada jogo, fossem inscritos cinco estrangeiros a cada partida.

Nesse ínterim, poucos gringos conseguiram dar retorno esportivo ao Grêmio, como Walter Kannemann e Lucas Barios que foram símbolos do clube na conquista da Copa Libertadores da América de 2017. Outros, porém, fracassaram na passagem pelo clube , como o Alan Ruíz, Fricsson Erazo,  Luís Orejuela e Cesar Pinares.

Atualmente, o elenco do Grêmio conta com cinco estrangeiros: o argentino Walter Kannemann, o paraguaio Mathias Villasanti, o argentino Diego Churín e os colombianos Jaminton Campaz e Miguel Borja.

Villsanti será o 12º paraguaio a vestir a camisa tricolor. Os primeiros foram os meio-campistas Carlos Kiese, Fausto Laguardia e Marciano Vera, que atuaram em 1957, passando por Francisco Arce (1995 – 1997) e Catalino Rivarola (1995 – 1998), e mais recentemente, Crisitan Riveros (2013 – 2014).

PUBLICIDADE

Estrangeiros no Grêmio na gestão Bolzan Jr

2014

Alan Ruíz (Argentina)

Matías Rodríguez (Argentina)

2015

Brian Rodríguez (Uruguai)

Cristian Rodríguez (Uruguai

PUBLICIDADE

Fricsson Erazo (Equador)

Gonzalo Esperón (Argentina)

2016

Miller Bolaños (Equador)

Walter Kannemann (Argentina)

PUBLICIDADE

2017

Beto da Silva (Peru)

Gastón Fernández (Argentina)

Lucas Barios (Paraguai)

Michel Arroyo (Equador)

PUBLICIDADE

2018

Carlos Villegas (Costa Rica)

2019

Aníbal Calderón (Chile)

Walter Montoya (Argentina)

2020

Cesar Pinares (Chile)

PUBLICIDADE

Diego Churín (Argentina)

Luís Orejuela (Equador)

2021

Jaminton Campaz (Colômbia)

Miguel Borja (Colômbia)

PUBLICIDADE

Mathias Villasanti (Paraguai) 

LEIA MAIS: 

Meia é dispensado do Cuiabá após só 19 minutos em campo no Brasileirão 

Livre no mercado desde maio, ex-atacante do Boca Juniors é oferecido ao Grêmio 

Diego Costa treina com equipe multidisciplinar enquanto não assina com o Atlético-MG