Home Redação Torcedores Entenda como usar os games na hora dos estudos

Entenda como usar os games na hora dos estudos

Confira todas as dicas para saber como usar os diferentes games e jogos ao seu favor na hora dos estudos para provas, concursos e vestibulares

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

É comum pensarmos que games e estudos não combinam. Normalmente cada um tem seu devido horário nas rotinas dos jovens estudantes, vestibulandos e concurseiros. Os primeiros, inclusive, normalmente são “ladrões” do tempo e da atenção que poderiam ser dispendidos nos segundos.

PUBLICIDADE

Acontece que a relação entre games e estudos não precisa ser essa. Os jogos, eletrônicos ou não, podem, no fim das contas, ser grandes aliados na hora de aprender, memorizar e fixar. Eles são, afinal, maneiras dinâmicas e tecnológicas de comunicação, e podem auxiliar na contextualização e no conhecimento de determinadas áreas.

Vantagens dos games nos estudos

Se pensarmos em aspectos neurológicos, os games são grandes estimulantes do hipocampo, área do cérebro de enorme impacto no aprendizado, e portanto podem influenciar positivamente os estudos. Depois, podem ser uma maneira de quebrar a intensa, estressante — e por vezes maçante — rotina dos estudantes.

PUBLICIDADE

Isso, no entanto, não quer dizer que basta ligar o videogame para aprender. A ideia é usar os jogos como ferramentas, como complementos. Certamente não dá para aprender trocando horas de sono por jogatinas, por exemplo, tão comuns quando estamos buscando um pouco de diversão.

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

Games para turbinar os estudos

Além da maneira de usar e das vantagens dos games nos estudos, é importante conhecer alguns títulos que podem ajudar. Existem aqueles chamados AA, de empresas grandes e focados somente no entretenimento, mas lotados de informações úteis. Outros já são de fato educacionais, voltados para auxiliar no aprendizado de maneira objetiva.

  • Assassins Creed
  • Chemical Sudoku
  • Desafie-me
  • Enem Wars
  • Hearts of Iron IV
  • Little Alchemy
  • Oxygen Not Included

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

PUBLICIDADE

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Profissional de jogos digitais: o que faz, a área e o mercado de trabalho

Como se tornar um atleta profissional de e-sports?