Home Basquete Olimpíadas: Eslovênia bate a poderosa Espanha e se classifica em 1º do grupo C

Olimpíadas: Eslovênia bate a poderosa Espanha e se classifica em 1º do grupo C

Eslovenos passaram à frente no período decisivo para garantir a melhor campanha geral da primeira fase

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

Tomando a dianteira do placar no último período, Eslovênia vence a Espanha e se classifica em primeiro lugar do grupo C do basquete masculino. As duas equipes estavam invictas em seus dois jogos disputados. Com a vitória, os eslovenos concluíram a melhor campanha geral da primeira fase logo em seu ano de estreia em Jogos Olímpicos. Classificadas com antecedência, as seleções, junto da Argentina – terceira colocada – agora aguardam o sorteio para conhecerem seus adversários das quartas de final.

PUBLICIDADE

Vlatko Cancar foi o cestinha da partida com 22 pontos. Mike Tobey obteve um duplo-duplo de 16 pontos e 14 rebotes. Luka Doncic ficou a apenas uma assistência de um triplo-duplo. O astro anotou 12 pontos, 14 rebotes e 9 assistências.

Pelo lado espanhol, Ricky Rubio terminou o jogo com 18 pontos e 9 assistências.

Duelo entre campeões europeus

Este jogo colocou frente a frente os dois últimos campeões do EuroBasket, principal torneio europeu de seleções. Os espanhóis faturaram seu tricampeonato em 2015. No entanto, perderam a chance de defender o título caindo na semifinal justamente para a Eslovênia, que sagrou-se campeã ao vencer a Sérvia no ano de 2017.

PUBLICIDADE

Pelo lado esloveno, oito atletas que entraram em quadra hoje (01/08) também participaram daquele confronto: Luka Doncic, Aleksei Nikolic, Klemen Prepelic, Edo Muric, Jaka Blazic, Ziga Dimec, Vlatko Cancar e Jakob Cebasek.

Outros seis espanhóis também estiveram em ambas partidas: os irmãos Pau e Marc Gasol, Sergio Rodriguez, Ricky Rubio, Willy Hernangomez e Alex Abrines.

Seleções aguardam sorteio para definição dos jogos das quartas de final

Com a definição a fase de grupos, as seleções agora aguardam um sorteio para definir os confrontos. Cada um dos primeiros colocados dos três grupos (A, B e C) mais o segundo melhor lugar geral serão colocados no Pote E.

No Pote F estarão os outros dois segundos lugares, além de outras duas seleções que se classificaram em terceiro de seus grupos. O pior terceiro e os últimos colocados de cada grupo estão eliminados.

PUBLICIDADE

Isso posto, equipes que se enfrentaram na fase de grupos não poderão repetir o duelo nesta fase de quartas de final. A partir daí, todos os jogos serão eliminatórios.

ESCALAÇÕES

ESPANHA: Ricky Rubio, Sergio Rodriguez, Rudy Fernandez, Victor Claver e Marc Gasol.

Suplentes: Sergio Llull, Alex Abrines, Alberto Abalde, Usman Garuba, Willy Hernangomez, Xabi Lopez-Arostegui e Pau Gasol.

ESLOVÊNIA: Luka Doncic, Jaka Blazic, Zoran Dragic, Vlatko Cancar e Mike Tobey.

PUBLICIDADE

Suplentes: Jakob Cebasek, Edo Muric, Ziga Dimec, Gregor Hrovat, Aleksej Nikolic, Luka Rupnik e Klemen Prepelic.

1º quarto

Rudy Fernandez inaugurou o marcador com uma bola de três. A Eslovênia, na mesma moeda, fez seus primeiros pontos dois minutos após o início da partida. Até metade do período, Ricky Rubio coordenava bem a Espanha no ataque, pontuando ou produzindo assistências. Marc Gasol também contribuiu com passes prolíficos. Pelo lado esloveno, Doncic estava bem marcado. O astro da NBA somou seus primeiros pontos somente com seis minutos de jogo. O placar indicava 17 a 13 para a Espanha.

A partir dali, o período fluiu melhor com dois minutos para o fim. Doncic acertou uma bola de três e diminuiu a desvantagem para 16 a 13. No entanto, o cestinha da competição cometeu sua terceira falta, deixando-o sobrecarregado logo no iníco da partida, ligando o sinal de alerta na Eslovênia. Os atuais campeões europeus contaram com bom desempenho de Vlatko Cancar para se sustentarem no quarto. Os espanhóis tiveram a pontuação bem distribuída entre seus jogadores e fecharam o período em 24 a 20.

2º quarto

Nikolic, anotando uma bola tripla e dando assistência para Dimec converter outra, colocaram a Eslovênia à frente em 26 a 24. Doncic deu lugar a Edo Muric. Os espanhóis abriram cinco pontos, mas Prepelic, também do perímetro, cortou a diferença para um ponto (33 a 32). A Espanha rodou mais os jogadores tentando melhorar a dinâmica do jogo, mas ambas equipes não estavam bem no ataque neste período. Os eslovenos cometeram mais desperdícios de posse de bola, mas a “roja” não conseguia transformar em vantagem. Em oito minutos jogados, o placar do quarto indicava 15 a 12 para a Eslovênia. Mike Tobey guardou quatro pontos seguidos, convertendo seus lances livres e uma bandeja, mas Ricky Rubio, acertando uma bola tripla com auxílio da tabela, recolocou a Espanha na dianteira. O primeiro tempo terminou com vantagem espanhola em 44 a 41.

PUBLICIDADE

O próprio armador foi o principal jogador espanhol, somando 11 pontos e seis assistências. Vlatko Cancar era o cestinha da partida até então, com 12 pontos. Apesar de estar abaixo de sua média de pontuação, com oito, Doncic distribuiu cinco assistências e apanhou nove rebotes.

3º quarto

A Espanha voltou do intervalo imprimindo forte ritmo no ataque. Em três minutos, anotou 11 pontos (sendo cinco de Alberto Abalde), enquanto o adversário fez apenas dois. O técnico Aleksander Sekulic pediu tempo para tentar conter os espanhóis, que abriram 55 a 43. Doncic marcou seus primeiros pontos na metade do período com uma bola de três. Vlatko Cancar, do mesmo modo, diminuiu a vantagem para seis (59 a 53).

Os espanhóis não pontuaram por quase três minutos, até que Sergio Rodriguez emendou uma sequência de cinco pontos, dando um rápido alívio à equipe. Cancar numa bola de três e Dimec, apanhando rebote embaixo da cesta e convertendo, colocaram a Eslovênia em igualdade, com 68 a 68 no placar. Sergio Scariolo pediu tempo para a Espanha. Sergio Llull acertou seus dois lances livres e a Espanha retomou a dianteira em 70 a 68 para fechar o período.

4º quarto

Mike Tobey colocou os eslovenos à frente com uma enterrada. As equipes passaram a se alternar na liderança do placar. Pau Gasol entrou muito bem no período, pegando rebotes, dando assistência e anotando duas bolas triplas, ajudou a Espanha a abrir 82 a 76. O técnico esloveno Sekulic pediu tempo. Na volta, sua equipe virou o marcador em 84 a 83. Muito equilibrado, as duas defesas estavam contendo os potentes ataques. Ricky Rubio chamava a responsabilidade, mas, a 1:40 do fim, Mike Tobey anotou dois pontos e pôs a Eslovênia com três à frente, em 88 a 85.

PUBLICIDADE

Rubio forçou uma bola de três e errou o arremessos a 13 segundos do fim. Com o rebote, Prepelic sofreu falta e converteu os lances livres. Novamente o armador espanhol errou outro arremesso do perímetro a cinco segundos do fim. Zoran Dragic sofreu falta e também acertou os lances livres. Tentando uma saída rápida, a Espanha ainda perdeu a bola e viu Edo Muric acertar um tiro de três e dar números finais ao jogo, com placar de 95 a 87.

 

LEIA MAIS:

Olimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo

Olimpíadas: Árbitra brasileira faz história no basquete masculino

PUBLICIDADE