Home Futebol Ex-Palmeiras faz sucesso na Europa, vira destaque no Shakthar Donetsk e joga hoje pela Champions League

Ex-Palmeiras faz sucesso na Europa, vira destaque no Shakthar Donetsk e joga hoje pela Champions League

Vitão tem contrato com o clube ucraniano até julho de 2024

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Apontado como uma das grandes revelações dos últimos anos do Palmeiras, Vitor da Silva Matos, o Vitão, amadureceu quando foi jogar no futebol europeu, em 2019. Em pouco tempo, o zagueiro virou titular e destaque do Shakhtar Donestk.

PUBLICIDADE

A equipe ucraniana, que está na briga por uma vaga na fase de grupos da Champions League, enfrenta o Genk, da Bélgica, nesta terça-feira. A partida terminou 2 a 1 para o Shakhtar Donestk, que joga por um empate para avançar na competição.

“Sem dúvida é um jogo muito importante para o nosso grupo. A primeira partida foi difícil, mas conseguimos um bom resultado fora de casa. Temos um elenco fortíssimo e com jogadores de muita qualidade. Por isso, tenho certeza que vamos brigar por grandes coisas nessa temporada”, disse Vitão.

PUBLICIDADE

Aos 21 anos, Vitão é considerado um dos jogadores brasileiros mais promissores em atividade na Europa. No fim do ano passado, só para exemplificar, o defensor chegou a ser observado pelo técnico da seleção sub-23, André Jardine, visando às Olimpíadas de Tóquio.

Porém, o treinador por convocar Bruno Fuchs, Diego Carlos, Nino e Ricardo Graça. Afinal, o quarteto participou de toda a preparação do grupo para o torneio. Na sua terceira temporada na Ucrânia, Vitão tem chamado atenção pelas atuações seguras na equipe comandada pelo técnico italiano Roberto de Zerbi.

“Estou indo para a minha terceira temporada. Sem dúvida estou vivendo o melhor momento desde que cheguei. Nesse ínterim, tenho recebido mais oportunidades. Estou me sentindo mais preparado, mas ainda tenho muito a melhorar. Por isso, quero continuar tendo oportunidades para fazer história no clube”, afirmou o jogador.

Próxima fase

Em caso de classificação para a próxima fase da Champions League, o Shakhtar Donetsk, enfrentará o vencedor do confronto entre Mônaco e Sparta Praga. A vaga servirá, inclusive, para consolidar o bom momento de Vitão na Ucrânia.

PUBLICIDADE

O Shakhtar Donetsk conta com 11 jogadores brasileiros em seu elenco. Além do ex-zagueiro do Palmeiras, Roberto de Zerbi tem à sua disposição Dodô, Marlon Santos, Ismaily, Maycon, Marcos Antônio, Alan Patrick, Dentinho, Marlos, Fernando, Tetê e Pedrinho.

LEIA MAIS: 

Braga recebe proposta de clube francês por ex-meia do Athletico Paranaense 

Prata da casa acerta rescisão amigável com Santos e vai reforçar clube português 

Flamengo recusa oferta de empréstimo de clube português por Ramon