Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Balanço das Olimpíadas: surfe estreia com ouro, e gostinho de quero mais

Italo Ferreira brilha em estreia do surfe em Tóquio, mas Medina fora do pódio frustra sonhada dobradinha brasileira nas Olimpíadas

Carolina Alberti
Colaborador do Torcedores

Crédito: Jonne Roriz/COB

A estreia do surfe nas Olimpíadas causou um misto de emoções nos corações brasileiros: a felicidade pelo ouro de Italo Ferreira e o misto de frustração e revolta pelo quarto lugar de Gabriel Medina.

Com três títulos mundiais na bagagem, a dupla foi para Tóquio como favorita. Dessa forma, já especulava-se a possibildiade de uma final 100% brasileira e, consequentemente, uma dobradinha no pódio.

Campeão do ISA Games 2019, disputado em águas japonesas, Italo Ferreira venceu todas as baterias nas Olimpíadas. Bem adaptado às condições do mar, o potiguar “vingou” Medina ao vencer o local Kanoa Igarashi. Com o triunfo, Italo garantiu o primeiro ouro do Brasil na história do surfe olímpico.

A trajetória de Gabriel Medina, por outro lado, terminou abaixo do esperado. Após ir para Tóquio em meio a polêmica com o COB devido ao “veto” à sua esposa, a modelo Yasmin Brunet, o bicampeão mundial – e atual líder do ranking – acabou fora do pódio.

Medina perdeu na semifinal para Igarashi – em bateria que irritou, e muito, os brasileiros. Na disputa pelo bronze, o natural de Maresias não conseguiu superar o australiano Owen Wright.

E o feminino?

As brasileiras Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima não chegaram a Tóquio como favoritas, mas fizeram campanhas satisfatórias na estreia do surfe olímpico.

Silvana caiu para a medalhista de ouro e tetracampeã mundial Carissa Moore (EUA) nas quartas de final. Já Tati foi superada pela local Amuro Tsuziki no terceiro round. A japonesa terminou na quarta colocação.

Leia mais:

Olimpíadas: Relembre todas as medalhas do Brasil em Tóquio

Ítalo Ferreira é ouro nas Olimpíadas de Tóquio e o Brasil faz história no surfe

Gabriel Medina fica sem o bronze na disputa do terceiro lugar