Home Futebol Força mental e concentração credenciam a Seleção Olímpica para a disputa da tão sonhada medalha de ouro

Força mental e concentração credenciam a Seleção Olímpica para a disputa da tão sonhada medalha de ouro

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira analisa a atuação da equipe comandada por André Jardine nos 120 minutos de partida contra o México

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

É verdade que o jogo em Kashima foi muito mais amarrado e truncado do que o esperado. Isso porque o México fechou suas linhas na frente da área e contou com a experiência do goleiro Guillermo Ochoa para segurar as investidas da Seleção Olímpica no tempo normal e na prorrogação. Mas quem riu por último (e se vingou da final olímpica de 2012) foi o escrete comandado por André Jardine. O Brasil mostrou muita concentração, força mental e boas doses de sangue frio para manter seu estilo de jogo, segurar as investidas do time de Jaime Lozano, suportar o desgaste físico de mais de 120 minutos de futebol e converter todas as suas cobranças na decisão por pênaltis. Além disso, o goleiro Santos também foi fundamental na classificação da Seleção Olímpica para a decisão da medalha de ouro com defesas importantes e muita personalidade debaixo das traves. Ótima atuação do goleiro do Athletico Paranaense.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Este colunista já havia alertado para as armas do México após a vitória sobre o Egito. Mas quem via o jogo dessa terça-feira (3) percebia uma Seleção Olímpica mais madura e que oscilou menos do que o costume. Sem Matheus Cunha, o técnico André Jardine apostou na entrada de Paulinho ao lado de Richarlison na dupla de ataque e manteve seu 4-4-2 com as variações costumeiras já analisadas aqui neste espaço. É interessante notar que os mexicanos (além de espelharem o desenho tático brasileiro) adotavam uma postura mais cuidadosa, fechando as entradas da área e tentando acionar os ótimos Antuna e Martín com passes longos. O Brasil tentava abrir espaços com muita movimentação no terço final mas sem a intensidade e o acerto no passe necessários para vencer o experiente Guillermo Ochoa. Nas duas chances que teve no primeiro tempo, Guilherme Arana, Antony e Daniel Alves pararam no goleirão mexicano.

A Seleção Olímpica entrou em campo com Paulinho no lugar de Matheus Cunha (lesionado), manteve sua organização ofensiva, mas encontrou um México bem fechado no seu campo. O escrete de Jaime Lozano se organizava em duas linhas e tentava chegar no ataque com bolas longas. Foto: Reprodução / SPORTV / GE

É interessante notar que a Seleção Olímpica só concedeu chances ao seu adversário quando baixou a concentração e quando os mexicanos conseguiram vencer a primeira linha de pressão pós-perda do escrete canarinho. Aliás, essa cobertura tem sido o ponto mais fraco da equipe comandada por André Jardine. Sempre que o adversário se livra dessa pressão inicial, todo os jogadores brasileiros se encontram mais espalhados no campo e a transição defensiva não é feita da maneira mais correta. Exatamente como aconteceu na origem de belo contra-ataque encaixado pelo time de Jaime Lozano aos 41 minutos da primeira etapa. Vega conseguiu se livrar da marcação de Antony e Daniel Alves e viu Antuna se projetando pelo lado direito (às costas de Guilherme Arana). O gol do México só não saiu porque Santos fez bela defesa do chute de Romo após este receber passe rasteiro do camisa 15 do escrete de Jaime Lozano.

PUBLICIDADE

Vega vence a pressão inicial da Seleção Olímpica e encontra campo livre para lançar Antuna às costas de Guilherme Arana (ambos fora da imagem). O México sempre levava vantagem quando vencia a marcação na saída de bola brasileira ainda no campo de defesa. Ponto que merece atenção. Foto: Reprodução / SPORTV / GE

O segundo tempo ficou marcado por um jogo muito mais estudado e truncado no meio-campo por parte das duas equipes. Mas é preciso destacar a maneira como a Seleção Olímpica se comportou diante de um fortíssimo adversário. Mesmo com toda a tensão da semifinal e da margem quase zero de erro, a equipe de André Jardine manteve seu plano de jogo, foi organizada e ainda criou boas chances (como a cabeçada de Richarlison na trave direita de Ochoa no final do tempo regulamentar em Kashima). Gabriel Martinelli, Reinier, Malcom e Matheus Henrique entraram no jogo e mantiveram o nível alto de concentração da Seleção Olímpica. E vale destacar que, se o 4-4-2 inicial de André Jardine era bem organizado ofensivamente, a formação também dava a consistência defensiva necessária para que Daniel Alves pudesse armar o jogo mais por dentro (como mais um meia de criação) e Guilherme Arana pudesse subir mais para o ataque.

PUBLICIDADE

Mesmo com toda a tensão da partida, a Seleção Olímpica e o escrete mexicano mantiveram suas propostas de jogo e erraram pouco no tempo normal e na prorrogação. Gabriel Martinelli, Reinier, Malcom e Matheus Henrique entraram e mantiveram o nível alto da atuação brasileira em Kashima. Foto: Reprodução / SPORTV / GE

Acabou que a Seleção Olímpica foi muito mais feliz na decisão por penalidades. Daniel Alves, Gabriel Martinelli, Bruno Guimarães (um dos melhores da equipe brasileira nesses Jogos Olímpicos) e Reinier converteram suas cobranças. Santos (outro que subiu muito de produção no torneio) defendeu a penalidade cobrada por Eduardo Aguirre e viu o bom zagueiro Vásquez acertar a trave esquerda. Mesmo não jogando um futebol vistoso, sem mostrar tudo aquilo que sabe e passando por sufocos até desnecessários contra adversários (teoricamente) mais fracos, o escrete comandado por André Jardine se garante na decisão da medalha de ouro e confirma a expectativa de todos. A tão exaltada nova geração de atletas altamente promissores tem todas as condições de dar o passo final para sair do terreno da promessa e se transformar em realidade na terceira decisão olímpica seguida do Brasil em doze anos.

PUBLICIDADE

O adversário da Seleção Olímpica na decisão do dia 7 de agosto (em Yokohama) será a fortíssima Espanha. Assim como o escrete comandado por André Jardine, “La Furia” ainda não mostrou todo o seu potencial nos Jogos e passou por mais problemas do que o normal na caminhada até a final. Mas cresceu de produção no momento certo e será um oponente que vai exigir o máximo de atenção de todo o sistema defensivo brasileiro. Unai Simón, Pau Torres, Pedri, Asensio, Olmo e Oyarzabal estiveram na disputa da última Eurocopa e já possuem experiência suficiente para assumir o protagonismo quando assim for necessário. Por outro lado, a defesa mais adiantada do time de Luis de La Fuente pode ser um convite interessante para a velocidade de Richarlison, Antony, Guilherme Arana e companhia. Se conseguir vencer a pressão e fazer a bola chegar limpa no ataque, as chances da Seleção Olímpica sobem consideravelmente.

Mas será preciso ter atenção em todos os movimentos e diminuir ainda mais a margem de erro. Corrigir a transição defensiva, não sobrecarregar Nino e Diego Carlos e ainda diminuir o espaço entre as linhas serão os deveres de casa da Seleção Olímpica. As equipes de Luis de la Fuente e André Jardine terão que jogar o que ainda não jogaram se quiserem voltar de Yokohama com a medalha de ouro no peito. Será um jogo cheio de alternativas para ambos os lados. E de muita tensão também.

PUBLICIDADE

CONFIRA OUTRAS ANÁLISES DA COLUNA PAPO TÁTICO:

Botafogo vence o clássico contra o Vasco controlando os espaços e acelerando os contra-ataques; entenda

Precisamos admitir que Renato Gaúcho vem fazendo muito mais do que “melhorar o vestiário” do Flamengo

Convocação da Seleção Olímpica derruba o mito de que o Brasil não revela mais grandes talentos

PUBLICIDADE