Home Futebol Uefa anuncia VAR para jogos da Eliminatórias da Copa

Uefa anuncia VAR para jogos da Eliminatórias da Copa

Árbitro de vídeo começará a figurar nos jogos da quarta rodada da competição, marcados para setembro

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Mesmo com as polêmicas, o VAR continua ganhando espaço dentro do futebol mundial. E mais uma competição a qual terá o árbitro de vídeo serão as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (5), a Uefa divulgou em suas redes sociais que o VAR passará a ser usado nos jogos da competição classificatória para o próximo Mundial. O começo do uso será em setembro, quando serão jogadas as partidas da quarta rodada do torneio.

Segundo a entidade, a decisão de se adotar o árbitro de vídeo foi chancelada pelo Comitê Executivo, que se reuniu em julho para definir esta questão. Havia planos de uma adoção da tecnologia já para jogos de rodadas anteriores, mas os problemas de logística criados pela pandemia do coronavírus impediram sua implementação no começo da competição.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJtOHJlZjdsRyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O VAR a ser implementado pela Uefa nos jogos das Eliminatórias terá a sala onde estará o árbitro responsável pela revisão de imagens nos estádios em que as partidas serão realizadas. Além disto, vans serão usadas para ajudar na utilização do vídeo para rever as imagens dos lances considerados polêmicos e que serão cedidas pelos provedores do serviço.

A tecnologia também será usada nas rodadas restantes das Eliminatórias da Copa do Mundo na Europa. A quarta rodada será disputada entre os dias 1/9 e 2/9.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Olimpíadas: Britânico causa polêmica ao colocar medalha de prata no bolso