Algo inusitado aconteceu na disputa do salto em altura no decatlo masculino hoje: o atleta Ilya Shkurenov, que representa o Comitê Olímpico Russo, tentava seu terceiro – último – salto para 2,02m, quando, de leve, tocou o sarrafo, que balançou. Ao perceber que havia chance da barra cair, Ilya correu para fora do colchão e celebrou. A bandeira branca, que representa validação do lance, foi levantada, mas o VAR resolveu agir.
A partir da ‘intromissão’ do VAR com o arbitro de vídeo, o juiz geral da prova invalidou o salto da russa, já que ele ainda não havia saído por inteiro do colchão de aterrisagem quando o sarrafo caiu. A regra diz que o salto só pode ser validado se a barra cair depois que o atleta estiver fora da zona de pouso.
A decisão foi bastante contestada pelo atleta russo, que ficou apontando a todo instante para a bandeira branca que havia sido levantada num primeiro momento.
Nesta modalidade dos Jogos Olímpicos o Brasil possui como representante o atleta Felipe dos Santos, que fechou o dia na 12ª posição, com 4.266 pontos, e vai voltar ao Estádio Olímpico nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), para completar o decatlo.
LEIA MAIS:.
VÍDEO: Iraniano choca rival com “esquilo voador” para se classificar na luta greco-romana

