Home Futebol CR7? Messi? Pelé? Algoritmo criado por matemático de Oxford define qual é o maior jogador da história do futebol

CR7? Messi? Pelé? Algoritmo criado por matemático de Oxford define qual é o maior jogador da história do futebol

Tom Crawford criou um algoritmo que leva em consideração diversos pontos na carreira dos jogadores de futebol e chegou ao nome final

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

A eterna questão do futebol continua a ser debatida: Qual é o maior jogador de todos os tempos? Tem que defenda o argentino Lionel Messi, outros apontam o português Cristiano Ronaldo. Ainda tem Pelé, Maradona, Ronaldo, Platini…

PUBLICIDADE

Agora, finalmente, os fãs de futebol podem ter a resposta definitiva – pelo menos na teoria.

Uma tabela que usa um algoritmo batizado de G.O.A.T. e baseado em dados desenvolvidos por Tom Crawford, professor matemático da Universidade de Oxford, chegou à conclusão de que Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do futebol.

PUBLICIDADE

G.O.A.T. são as iniciais para “Greatest Of All Times”, que significa “O Maior de Todos os Tempos”. E CR7 ficou no topo desse índice.

No estudo encomendado pela LiveScore, Crawford analisou dezenas dos jogadores de futebol na história, desde o início da modalidade, e avaliou sete pontos de dados (veja no vídeo abaixo).

Os principais elementos que fizeram Cristiano Ronaldo ocupar a primeira colocação foram os títulos conquistados por clube, gols internacionais e recordes individuais, criando uma pequena vantagem sobre os seus adversários mais próximos.

PUBLICIDADE

O astro português também teve excelente desempenho no quesito Bola de Ouro, com um total de cinco conquistas.

A análise também identificou ao longo da carreira de CR7 as temporadas do chamado “Fator Z” (medição do valor estatístico), onde o seu impacto em campo superou significativamente o dos outros jogadores da lista durante cinco temporadas.

Confira o vídeo da explicação:

“Como um grande fã de futebol, há muito tempo debato com meus amigos quem é o maior jogador de todos os tempos. Eu adoro levar matemática às massas, então ser capaz de mostrar como tu podes usá-la no mundo do futebol tem sido muito divertido”, disse Tom Crawford, autor do estudo, ao Daily Mail.

“Embora Cristiano Ronaldo tenha ficado em primeiro no meu algoritmo, está claro que todas as estatísticas dos outros jogadores são absolutamente incríveis e tenho certeza de que o debate continuará”, continuou o matemático de Oxford.

PUBLICIDADE

O top 10 de melhores jogadores do mundo ficou assim, segundo o algoritmo:

1 – Cristiano Ronaldo (Portugal) – 100%
2 – Lionel Messi (Argentina) – 94%
3 – Pelé (Brasil) – 85%
4 – Ferenc Puskás (Hungria) – 57%
5 – Ronaldo (Brasil) – com 52%
6 – Marco van Basten (Holanda) – 44%
7 – Alfredo di Stéfano (Argentina/Espanha) – 37%
8 – Michel Platini (França) – 33%
9 – Diego Maradona (Argentina) – 31%
10 – Johan Cruyff (Holanda) – 30%

LEIA TAMBÉM

Ex-Palmeiras, atacante nega acerto com clube da Série A

PUBLICIDADE

Diretor do Atlético-MG admite que meio-campista é monitorado pelo clube

Brasileirão: Hulk e Bruno Henrique são os principais finalizadores do 1° turno; veja o top-10

Botafogo mira a contratação de ex-atacante do Palmeiras