Home Esportes Olímpicos OURO! Nathan Siqueira vence na estreia do taekwondo nas Paralimpíadas

OURO! Nathan Siqueira vence na estreia do taekwondo nas Paralimpíadas

Atleta de 20 anos consegue feito histórico no primeiro dia de disputas do esporte em Paralimpíadas

Fernando Cesarotti
Jornalista, professor universitário e fã ardoroso de qualquer esporte. Autor do OlimpCast, podcast sobre esportes olímpicos.

O brasileiro Nathan Torquato fez história ao se tornar o primeiro homem campeão paralímpico de taekwondo na história. Ele ganhou a medalha de ouro na categoria até 71kg da classe K44, na manhã desta quinta-feira, no dia que abriu as disputas da modalidade nas Paralimpíadas de Tóquio-2020. Foi a 19ª medalha de ouro  do Time Brasil na competição.

PUBLICIDADE

QUADRO DE MEDALHAS: Brasil briga para seguir no top 10

Na decisão, Nathan venceu o egípcio Mohamed Elzayat, que não conseguiu lutar por causa de uma lesão no rosto. Nas semifinais, ele havia avançado por desclassificação de seu rival, o russo Danill Sidorov, mas não teve condição de enfrentar o brasileiro.

PUBLICIDADE

O atleta do Comitê Paralímpico Russo vencia por 24 a 8, mas, a 5s do fim do combate, acertou um golpe irregular. Ezayat saiu machucado, mas foi declarado o vencedor. Só que, na hora de enfrentar o brasileiro, os árbitros julgaram que ele não tinha condições de luta depois de apenas 8 segundos e do primeiro golpe do brasileiro.

E Nathan pôde comemorar a medalha de ouro de forma mais tranquila que o esperado. O lutador, de 20 anos, é nascido em Praia Grande, litoral paulista. Já tinha no currículo medalhas de ouro no Parapan de Lima, em 2019, e no Pan-Americano de Taekowndo disputado em Heredia, na Costa Rica, no ano passado.

O caminho do ouro

Nathan estreou com vitória sobre Parfait Hakizimana, nascido no Burundi e membro do Time Paralímpico de Refugiados, por 27 a 4. Depois, nas quartas de final, derrotou o japonês Mitsuya Tanaka. Foi um combate franco de alta pontuação, mas com resultado folgado: 57 a 24.

Nas semifinais, Nathan passou pelo italiano Antonino Bossolo numa luta apertada: 37 a 34. O brasileiro começou o terceiro round em vantagem tranquila, 24 a 13. Mas permitiu a reação do italiano, que chegou a reduzir a distância para um ponto, deixando o fim do combate emocionante. Acabou sendo o passo direto à medalha de ouro.

PUBLICIDADE

Já o italiano acabou ficando sem medalha. Perdeu o bronze para o turco Mahmut Bozteke, que vinha da respecagem e fez 14 a 2. Na outra decisão, Danill Sidorov derrotou o francês Boffa Kong.

Estreantes

O parataekwondo fez sua estreia nesta edição das Paralimpíadas. As provas são para atletas da classe K44, para atletas com amputação ou deficiência congênita unilateral, caso de Nathan. Alguns dos atletas inscritos são da classe K43, em que a lesão é biltateral, ou seja, afeta os dois lados do corpo. Mas a disputa é unificada.

A quinta-feira foi o primeiro dia de competições. Além da categoria de Nathan Torquato, houve a disputa feminina até 49kg. O ouro ficou com a peruana Leonor Espinoza, que venceu a turca Meryem Cavdar na decisão. As medalhas de bronze ficaram com a russa Anna Poddubskaia e a tailandesa Khwansuda Phuangkitcha.

Nesta sexta-feira, acontecem as disputas das categorias até 58kg, para mulheres, e até 75kg, para homens. O Brasil está apenas na disputa feminina, com Silvana Fernandes. A atleta de 22 anos luta apenas desde 2018, mas tem no currículo, até agora, os mesmos títulos de Nathan: no Parapan de Lima e no Pan-Americano da Costa Rica.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Imparável! Gabriel Araújo é OURO com folga na final dos 50m costas S2

OURO! Talisson Glock vence os 400m livre S6 e leva sua terceira medalha