Home Futebol Botafogo tem nova ‘lei do silêncio’ de jogadores; clube responde sobre atrasos

Botafogo tem nova ‘lei do silêncio’ de jogadores; clube responde sobre atrasos

Atletas decidiram não dar mais entrevistas para protestar contra atrasos salariais no Fogão

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Mesmo com o Botafogo brigando firme para tentar o acesso no Campeonato Brasileiro da Série B, o clima interno do clube pode sofrer um abalo. Os jogadores do Glorioso anunciaram que irão fazer uma ‘lei do silêncio’ a partir do final desta semana para protestar contra os atrasos salariais.

PUBLICIDADE

A decisão foi tomada em nota emitida ao GE pelos atletas botafoguenses. Nela, os atletas anunciaram que não irão dar mais entrevistas para a imprensa até que haja por parte da diretoria do Fogão uma decisão definitiva para que os salários sejam pagos. A decisão atingirá também a comissão técnica liderada por Enderson Moreira, de acordo com o comunicado

“Em virtude de acordos não cumpridos e de atrasos salariais, nós, atletas e comissão técnica, não iremos mais dar entrevistas até que haja uma solução definitiva. Esperamos uma solução da diretoria sobre o ocorrido e não descartaremos outras medidas até o fim de semana. A instituição Botafogo e sua Gloriosa torcida, nossa gratidão por todo o apoio que vocês tem passado. Nosso empenho e dedicação máxima será sempre por vocês”, diz a nota assinada pelo elenco.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”embed-eyJrZXkiOiJvUWV1bFlGSiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O problema salarial pode estar ligado a um acordo feito pelo clube e os órgãos trabalhistas para garantir o pagamento dos salários. O pagamento é limitado a 60 salários mínimos por funcionário, mas para que a folha do mês seja arcado, seria necessário que sobrasse dinheiro, o que não ocorreu de certa forma no mês. Com isso, direitos de imagem e a diferença para aqueles que recebem acima dos 60 salários mínimos, não foram pagos pela falta de recursos disponíveis.

A ‘lei do silêncio’ no Botafogo como forma de protesto não é algo novo no anos recentes do clube. Em 2019, os atletas ficaram uma semana sem falar com a imprensa para reclamar de atrasos salariais.

Botafogo responde nas redes sociais

PUBLICIDADE

A declaração dos jogadores motivou o Fogão a responder nas redes sociais. Numa série de postagens no Twitter, o clube informou que vem ‘mantendo diálogo constante’ com os jogadores sobre a situação salarial e que quem recebe até 60 salários minímos não tem atrasos de forma alguma.

Os atrasos, segundo o clube, seriam para três atletas que recebem acima deste piso e mais 17 que tem direitos de imagem ainda não pagos, estes por conta de decisão judicial. Além disto, afirmou que, para tentar reduzir as dívidas, fez a antecipação de premiações futuras, estas de R$ 600 mil.

PUBLICIDADE