Home Extracampo Como um mapa mental pode ajudar seu time de futebol

Como um mapa mental pode ajudar seu time de futebol

Você já ouviu falar em mapa mental? Saiba que essa ferramenta é utilizada para montar estratégias de diferentes esportes e pode ajudar seu time de futebol.

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com. Contato: redacao@torcedores.com

O mapa mental é uma ferramenta bastante conhecida para estudos ou como modelo de apresentação profissional. O que nem todo mundo sabe é que este recurso visual também ajuda times de futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Isso acontece porque o mapa mental é um recurso interessante para organizar as informações, com o uso de representações visuais que facilitam a compreensão e memorização.

Mas como funciona um mapa mental? E quando falamos de futebol, como você pode se beneficiar dessa ferramenta? Entenda como um mapa mental pode ajudar seu time de futebol a seguir.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O que é mapa mental?

Antes de mais nada, é preciso compreender o que é mapa mental. Em resumo, trata-se de um recurso visual que tem como objetivo gerenciar informações.

Também conhecido como mapa conceitual, essa ferramenta utiliza a combinação de símbolos, setas, cores, formas geométricas e textos para apresentar ideias de modo organizado, com informações destacadas.

PUBLICIDADE

Os mapas mentais costumam ser utilizados por estudantes, profissionais de empresas e esportistas, que utilizam o recurso como base para a montagem de uma estratégia.

PUBLICIDADE

Imagem: Freepik

Para que serve um mapa mental no futebol?

Qualquer pessoa pode se beneficiar de um mapa mental ao conseguir organizar e identificar ideias, elencando os pensamentos em etapas – essa ideia é facilmente replicada no futebol.

Na prática, o mapa mental ajuda a compreender conceitos, criar sequências lógicas e demonstrar, rapidamente, como uma estratégia pode funcionar.

De acordo com pesquisas científicas, mapas mentais são benéficos ao reduzir o estresse causado por excesso de informação, algo que, dentro do esporte, é útil para diminuir a ansiedade ante uma partida importante.

PUBLICIDADE

Ou seja, um mapa mental é um importante aliado para administrar e absorver informações, algo que pode ajudar seu time de futebol.

Como montar um mapa mental em 4 passos práticos

Se você participa de um time de futebol, que está dentro de competições na sua cidade ou estado, pode aproveitar o mapa mental para compartilhar estratégias de jogo com os outros atletas.

Mas como esse uso do mapa mental é desconhecido por muita gente, talvez você não saiba como usar a ferramenta com o seu time de futebol.

PUBLICIDADE

Saiba que com poucos materiais e alguns passos práticos, você conseguirá montar um mapa mental, ideal para suas jogadas estratégicas. Confira abaixo, 4 passos para criar o seu!

  1. Escolha a plataforma do mapa mental

A técnica de desenvolver um mapa mental não é uma novidade. Antes da evolução da tecnologia, mapas mentais eram feitos com o auxílio de papel e caneta – o que pode ser uma plataforma adequada.

Porém, se você quer mais praticidade, pode contar com programas especializados na criação de mapas mentais.

Uma sugestão é o software EdrawMind, que conta uma série de ferramentas para que você crie um mapa mental, seja a partir de um modelo pré-existente, ou ao construir algo do zero.

PUBLICIDADE

O EdrawMind permite o compartilhamento de um projeto entre usuários, ideal para criar jogadas estratégicas com outros jogadores à distância.

Como vantagem extra, todo o ambiente de construção é bem simples e intuitivo, o que facilita o processo de criação.

Imagem: EdrawMind

  1. Pense na estratégia da jogada 

Depois de escolher a plataforma que vai acomodar o seu mapa mental, é hora de estabelecer qual será a estratégia representada nessa ferramenta.

Normalmente, a estratégia é uma jogada que já foi testada anteriormente ou que é uma ideia que tem os requisitos básicos para ser executada.

PUBLICIDADE

Aproveite cores e símbolos para diferenciar os jogadores e organizar o mapa mental.

  1. Trabalhe com as setas

A partir da estratégia escolhida, você vai “desmembrar” a jogada. Para isso, você pode utilizar setas, que direcionam a sequência a ser executada.

Aqui, não há limites de subtópicos, que são recursos para dividir uma estratégia (sendo que eles também podem gerar seus próprios subtópicos). 

Apenas certifique-se de que há uma linha de raciocínio conectando todos esses elementos, que seguem a ordem das setas.

PUBLICIDADE
  1. Preencha com informações

Em alguns mapas mentais, somente palavras-chaves associadas aos tópicos e subtópicos não serão suficientes para deixar tudo bem claro.

Nesse caso, a dica é usar caixas de textos para inserir informações relevantes, como o nome do jogador ou da posição que será responsável por uma jogada.

E apesar de também não existir um limite para essas informações, o objetivo do mapa mental é ser uma forma prática e visual de entender conceitos. Por isso, evite grandes blocos de textos.

Mapa mental nos esportes

PUBLICIDADE

Sabendo o que é um mapa mental, para que serve e como montar o seu, pense em como esse recurso visual pode facilitar as jogadas do seu time.

A verdade é que o mapa mental é o tipo de ferramenta que merece sua atenção, e vale até fazer um teste para experimentar como funciona. A dica é criar seu mapa mental estratégico e levar como apoio nos próximos jogos.

Conte com o auxílio de softwares específicos e coloque sua criatividade nos projetos. Depois dos mapas mentais, certamente a explicação de jogadas será muito mais simples.

Better Collective