Home Futebol Brasileirão: Há quantos anos o Atlético-MG foi campeão brasileiro?

Brasileirão: Há quantos anos o Atlético-MG foi campeão brasileiro?

O Galo é o atual líder da Série A do Campeonato Brasileiro, com 49 pontos. O time é o favorito para levantar a taça neste ano

Eduardo Viana
Jornalista | Redator | Produtor de Conteúdo | Editor | Amante de Esportes

Com uma campanha bem sucedida, o Atlético-MG lidera a primeira divisão do Brasileirão. Com uma diferença de 11 pontos para o segundo lugar, o time é o líder isolado. Assim, o Atlético-MG já está com as mãos no seu segundo título do Brasileirão. A primeira vez que o time conquistou o Campeonato Brasileiro foi na sua primeira edição, em 1971, antes do sistema de pontos corridos.

PUBLICIDADE

Desde então, o alvinegro mineiro tem batido na trave. Foram cinco vice-campeonatos, em 1977, 1980, 1999, 2012 e 2015. Mas a edição atual do Brasileirão indica um cenário diferente.

Favoritismo do Galo ao título

No último sábado (02), o Atlético-MG bateu o Internacional por 1 a zero, pela 23º rodada do Brasileirão, ficando com a liderança isolada do campeonato. Apesar disso, o time ainda tem grandes adversários pela frente. Um deles é o Flamengo, que tem duas partidas a menos que o Galo.

PUBLICIDADE

Segundo Renato Gaúcho, por estar disputando apenas duas competições, o Atlético tem uma vantagem sobre os demais. De acordo com o técnico rubro-negro, o desgaste para os jogadores atleticanos é menor e, consequentemente, podem render mais no Campeonato Brasileiro.

História no Brasileirão

Recordista de participação no Campeonato Brasileiro (53 participações), o Galo é um dos principais times que compõem o elenco da Série A da competição. Anteriormente, para conquistar o título da primeira edição do campeonato, o Atlético-MG teve que derrotar os favoritos ao título, como o Santos de Pelé, o Corinthians de Rivelino e o Botafogo de Jairzinho.

Dessa vez, o time mineiro tem deixado para trás grandes nomes, como o Palmeiras e o Flamengo, de “GabiGol”. Apesar de o campeão da competição ser conhecido apenas em novembro, o Galo tem jogado para levantar a taça. Com 11 pontos para o segundo colocado, o Palmeiras, o técnico Cuca analisa a atuação do time.

Segundo o treinador: “hoje temos mais de 80% em casa, quase 70% de aproveitamento fora. 15 jogos, com 12 vitórias. São números expressivos e que dificilmente o Galo teve no passado, se é que teve.”

PUBLICIDADE

O próximo compromisso do Atlético é contra o lanterna do Brasileirão, a Chapecoense. O jogo acontecerá quarta-feira (06), às 19h na Arena Condá.

LEIA MAIS

Desfalques, Diego Costa preso, reforços para 2022, Fred e mais: as últimas novidades do Atlético-MG

Renata Fan avalia pedido de anulação de Atlético-MG x Palmeiras e manda recado para o Galo

PUBLICIDADE

Palmeiras volta a tropeçar no Brasileirão e web não perdoa; veja os memes