Home Futebol Como final entre times brasileiros da Libertadores influencia no Brasileirão?

Como final entre times brasileiros da Libertadores influencia no Brasileirão?

Entenda como decisão do torneio sul-americano, entre Flamengo e Palmeiras, impacta na disputa do Campeonato Brasileiro

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].
PUBLICIDADE

Flamengo e Palmeiras fizeram história ao simplesmente alcançar a final da Copa Libertadores 2021. Além de fazerem a quarta final brasileira em todos os tempos da competição, eles repetiram o “feito” do Brasil em 2005 e 2006, quando o país colocou seus times na final por dois anos consecutivos.

Mais do que história, porém, Fla e Verdão podem ter impacto no presente, e até no futuro. Estamos falando, no caso, na influência da decisão brasileira do torneio da Conmebol tem no Brasileirão. Afinal, não só a competição sul-americana dá uma vaga para edição seguinte ao vencedor como os atuais concorrentes estão posicionados para ter esse lugar independente do título conquistado no próximo sábado (27).

Em outras palavras, a final entre Palmeiras e Flamengo deve “mexer” com o Campeonato Brasileiro, criando um “G7”. Atualmente, as seis primeiras equipes da tabela se classificam para a Libertadores do próximo ano. No entanto, com a garantida vitória brasileira na “Liberta” em 2021, há uma vaga a mais em jogo no certame nacional. E que deve ser do sétimo colocado.

PUBLICIDADE

O Fla, segundo colocado do Brasileirão, com 67 pontos, está garantido no G6, por ter 15 pontos de distância do sétimo, que só tem mais 9 pontos para disputar. Em caso de vitória carioca no Uruguai, portanto, a vaga rubro-negra iria para, atualmente, veja só, o Fluminense.

O Verdão, por sua vez, ainda tem chances matemáticas de terminar na sétima colocação, já que está a oito pontos de distância, com 9 ainda em disputa. Sua vitória no sábado, curiosamente, representaria um G7 de um jeito ou de outro, já que ele poderia terminar a competição no máximo em 7º, mas com a vaga garantida na fase de grupos.

Final da Libertadores também impacta na competitividade

Além da questão matemática, a final entre Flamengo e Palmeiras também influencia na competitividade do Brasileirão. O Flamengo, por exemplo, o único perseguidor do líder Atlético-MG, tem as atenções divididas e dado maior “folga” ao Galo.

Já o Palmeiras agita as possibilidades de G4. Também com a atenção inteira em Montevidéu, o Verdão pode ser ultrapassado, por exemplo, por Fortaleza e Bragantino, além do Corinthians, o 4º.

PUBLICIDADE

Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, é a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela tv ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT

LEIA TAMBÉM

Téo José avalia campanhas de Flamengo e Palmeiras e faz previsões para a final da Libertadores

Palmeiras ou Flamengo? Quem será o time mandante na final da Libertadores 2021 no Uruguai?

Libertadores: Relembre todas as campanhas do Palmeiras na competição

PUBLICIDADE

Libertadores: Relembre todas as campanhas do Flamengo na competição

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Jornal argentino cita Anitta como “ex de Neymar” ao relatar sobre atração na final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras

PUBLICIDADE

Libertadores faz mudança importante e anula regra que favoreceu o Palmeiras em 2021

Palmeiras x Flamengo: Ronaldo crava placar na final da Libertadores

Palmeiras e Flamengo concorrem ao prêmio de melhor clube do mundo