Home Automobilismo Fórmula 1: Tudo que você precisa saber sobre o GP do Qatar

Fórmula 1: Tudo que você precisa saber sobre o GP do Qatar

Apesar de todas as criticas, Qatar recebe pela primeira vez um GP de Fórmula 1

Gabriel Rezende
Colaborador do Torcedores

A F1 chega a sua antepenúltima corrida da temporada. Assim, em uma das melhores brigas pelo título em muitos anos, a categoria chega no Oriente Médio. Além de uma feroz disputa pelo mundial de pilotos, o campeonato de construtores ainda não está decidido. E é nesse cenário que o Qatar receberá seu primeiro GP da categoria, na pista de Losail.

PUBLICIDADE

Com isso, tendo um novo motor no seu carro, Lewis Hamilton chega embalado após uma atuação de gala no Brasil. Entretanto, o inglês segue na vice-liderança do campeonato, com 318.5 pontos, contra 332.5 do líder, Verstappen. No mundial de construtores. a Mercedes retomou a liderança no Brasil, ficando com 521.5, contra 510.5 da Red Bull.

Assim, a categoria chega no Qatar, em uma pista que é uma enorme incógnita. Misturando curvas de alta e baixa velocidade, além de uma enorme reta, o circuito fica no meio do deserto, com isso, a areia e o vento pode ser importantes fatores no final de semana.

PUBLICIDADE

O Losail International Circuit foi inaugurado em 2004. Mas, a ideia era que a pista na capital do Qatar, em Doha, recebesse provas da Moto GP. Por conta disso, a pista é mais estreita que os outros circuitos da Fórmula 1, lembrando Imola nesse sentido.

Com isso, separamos todas as informações necessárias para você ficar por dentro do GP do Qatar de Fórmula 1:

Datas, Horários e Transmissões:

Sexta-feira (19): Treino livre 1 – 7h30 (Bandsports) – Treino livre 2 – 11h (Bandsports)

Sábado (20): Treino livre 3 – 8h (Bandsports) – Classificação – 11h  (TV Bandeirantes e Bandsports)

PUBLICIDADE

Domingo (21): Corrida – 11h (TV Bandeirantes e BandNewsFM)

Características da pista:

Apesar de ser um novo circuito, a expectativa é que o GP do Qatar seja de equilíbrio entre Mercedes e Red Bull. Ao logo dos 5.380 metros, Verstappen e Hamilton lutarão por 57 voltas para continuar a briga espetacular pelo campeonato mundial.

Assim, como foi mencionado, a pista possui uma das maiores retas de toda a categoria, onde será acionada a asa móvel. Além disso, o circuito mistura curvas de alta e baixa velocidade, o que será importante para aquecimento e desgaste de pneus durante a corrida. Por fim, o clima também pode ser um fator importante no GP do Qatar, já que como a prova será a noite no país, a temperatura será um ponto de destaque. Além disso, o vento e a areia, podem atrapalhar na aderência e aerodinâmica dos carros.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE