Home Futebol Oceania sequer iniciou Eliminatórias para a Copa do Mundo; entenda

Oceania sequer iniciou Eliminatórias para a Copa do Mundo; entenda

Enquanto as federações restantes chegam à reta final dos respectivos torneios eliminatórios, Oceania só deve começar jogos em março

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 estão à todo vapor e chegando em suas fases definitivas para que se conheçam as seleções que irão ao Catar no próximo ano. Mas nem todos os continentes estão para definir os países participantes do próximo Mundial.

PUBLICIDADE

Aliás, há um continente que sequer começou o torneio eliminatório: a Oceania. A região, regida pela OFC, só deve iniciar em março a competição que levará seu vencedor para uma repescagem contra um time ainda indefinido do torneio asiático ou de alguma das competições das Américas (Conmebol ou Concacaf). Tudo por causa da pandemia do coronavírus.

O jornalista Rafael Reis, em seu blog no Uol Esporte, conta que o torneio deveria ter começado em junho de 2020, mas a Covid-19 impediu a realização das Eliminatórias da Oceania, que tiveram três adiamentos, com as previsões sendo para setembro de 2020, depois junho de 2021 e janeiro de 2022). Sem condições de realizar o campeonato em seus países filiados por conta das condições sanitárias. Por isso, a OFC decidiu que a competição seria realizada no Catar.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”embed-eyJrZXkiOiJ6MGZhM251NCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

As Eliminatórias da Oceania deverão iniciar-se em março, ainda sem datas definidas e com a esperança de o torneio deseja disputado por todas as seleções afiliadas à entidade (Nova Zelândia, Fiji, Samoa, Taiti, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Papua Nova Guiné, Vanuatu, Tonga, Samoa Americana e Ilhas Cook). Mas o temor de que a logística atrapalhe e force a desistência de equipes.

O formato do torneio também dependerá de quantas seleções devem jogar, mas a intenção é de que as seleções joguem a primeira fase das Eliminatórias divididas em dois grupos sorteados conforme o ranking da Fifa. Os dois primeiros de cada chave vão às semifinais (originalmente em ida e volta), cujos vencedores vão à decisão para confirmar o possível representante da região para a Copa do Mundo do Qatar. Desde a atual configuração do torneio da Oceania (com a saída da Austrália para a AFC, disputando o certame asiático), apenas em 2010 o continente viu uma de suas seleções (a Nova Zelândia) ir à Copa.

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Brasileirão poderia ser ANULADO por causa de Gaciba; entenda

Torcedor invade gramado e pega Neymar no colo; assista

Presidente revela se o Bahia irá pedir anulação do jogo contra o Flamengo