Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Quais times brasileiros se classificam para a Libertadores 2022?

As vagas para a maior competição sul-americana de futebol podem ser conquistadas em quatro campeonatos. A próxima edição terá nove times brasileiros garantidos. 

Redacao Torcedores
Colaborador do Torcedores

Crédito: Unsplash - Travel Nomades

O brasileiro já pode comemorar o feito inédito da conquista de nove vagas para a Libertadores da América de 2022 e começar a apostar nos seus favoritos para as vagas disponíveis. Isso só será possível por conta do ótimo desempenho dos times nacionais nas competições sul-americanas deste ano. 

Flamengo e Palmeiras irão se enfrentar na final da Libertadores de 2021 e o campeão conquista uma vaga direta para a próxima edição. A outra vaga direta oferecida pela Conmebol é para o campeão da Copa Sul-Americana e os finalistas também são brasileiros: Athletico PR e Red Bull Bragantino.

Por fim, as outras vagas são oferecidas pela CBF para o campeão da Copa do Brasil, que será decidida entre Atlético MG e Athletico PR, e os quatro primeiros classificados no Campeonato Brasileiro. O quinto e sexto colocado conquistam uma vaga indireta, a chamada Pré-Libertadores. 

Os últimos campeões da Libertadores 

  • 2020 Palmeiras (BRA). Vice: Santos (BRA);
  • 2019 Flamengo (BRA). Vice: River Plate (ARG);
  • 2018 River Plate (ARG). Vice: Boca Juniors (ARG);
  • 2017 Grêmio FBPA (BRA). Vice: Lanús (ARG);
  • 2016 Atletico Nacional (COL). Vice: Independiente del Valle (EQU);
  • 2015 River Plate (ARG). Vice: Tigres (MEX);
  • 2014 San Lorenzo (ARG). Vice: Nacional (PAR);
  • 2013 Atlético-MG (BRA). Vice: Olimpia (PAR);
  • 2012 Corinthians (BRA). Vice: Boca Juniors (ARG);
  • 2011 Santos (BRA). Vice: Peñarol (URU);
  • 2010 Internacional (BRA). Vice: Chivas Guadalajara (MEX).

Quem vai se classificar para a Libertadores 2022 pelo Campeonato Brasileiro?

A coisa começa a ficar um pouco mais complicada quando se trata das vagas destinadas aos classificados no Campeonato Brasileiro. Isso porque, se o time campeão da Libertadores, por exemplo, estiver entre os classificados à vaga pelo Brasileirão, o quinto colocado conquista a vaga direta e o sétimo colocado a vaga para as fases preliminares.

Com isso, os times brasileiros ganharam duas vagas extras pelo Campeonato Brasileiro e algumas equipes estão de olho e concorrendo entre elas. A disputa fica ainda mais aberta porque, dos cinco times que estão nas finais, quatro estão entre as primeiras colocações do Brasileirão.  

Além dos finalistas, estão também na disputa para a vaga direta da Libertadores 2022: Fortaleza, Corinthians, Internacional e Fluminense. Estatisticamente, o Fortaleza tem 90,1% de chances de se classificar, o Corinthians tem 53,9%, o Internacional 22,4% e o Fluminense 12,2%.

As apostas para os títulos dos campeonatos da Conmebol e CBF

Com todas as finais definidas, a ansiedade para descobrir quais times vão levar os títulos só aumenta. A final da Libertadores 2011 será no dia 27/11, em Montevidéu, no Uruguai, e Palmeiras e Flamengo prometem entregar um duelo digno de decisão. 

Os dois times também fazem boa campanha no Campeonato Brasileiro e ocupam a segunda e terceira posição. O time do Palmeiras, comandado por Abel Ferreira, tem mais consistência nas vitórias, já o Flamengo tem o maior saldo de gols do Brasileirão e o técnico Renato Gaúcho sabe do brilho individual de alguns jogadores que podem fazer a diferença, principalmente em uma final de um jogo só. 

A final da Copa Sul-Americana também será disputada em Montevidéu e no mesmo formato de jogo único. Athletico PR e Red Bull Bragantino farão a decisão no dia 20/11. O Furacão tem duas finais para disputar e, assim, conquistar uma vaga direta. O Red Bull Bragantino faz uma boa temporada, está na quarta posição do Brasileirão e também tem duas boas oportunidades para conquistar a vaga na fase de grupos. 

Dos campeonatos organizados pela CBF, a final da Copa do Brasil acontecerá em dois jogos, nos dias 12/12 e 15/12. Os finalistas são Atlético MG e Athletico PR e, assim como nos outros duelos, está difícil adivinhar quem vai levar o título. 

O Galo ocupa isoladamente a primeira posição do Campeonato Brasileiro e conta com o atacante Hulk em ótima fase, enquanto o Athletico PR saiu vitorioso de grandes duelos na competição e conquistou a vaga para a final em jogo duro contra o Flamengo e não quer deixar passar a oportunidade de participar da Libertadores 2022.