O Cruzeiro, em parceria com a rede de blockchain Lunes e a FAARO, plataforma digital que oferece gerenciamento de bens, lança, neste mês, o Cruzeiro Fan Tokens (CRZ), novidade que não só coloca o nome do clube mais uma vez em destaque na História e aproxima o torcedor do seu time de coração, como também oferece oportunidade para os investidores no mercado de criptoativos.
A escolha da Lunes como parceira vem ao encontro dos objetivos do Cruzeiro, que fez um estudo detalhado para poder oferecer um modelo focado em entregar valor de verdade ao torcedor. Além disso, a questão social também foi fundamental para a criação do CRZ na Lunes, que é uma rede ecológica, com baixo gasto energético para validação dos blocos.
“O Cruzeiro foi procurado por todas as empresas líderes deste mercado, que é o mais aquecido no mundo no momento. Só que o modelo que o Cruzeiro se propôs a participar desde o início da gestão foi focado 100% em inovação e com o torcedor no centro de tudo. Escolher esta personalização com estrutura única é a maior prova da conexão entre clube e sua torcida”, declarou o presidente do Cruzeiro, Sérgio Rodrigues.
O diretor de Marketing e Inovação do clube completa: “O Cruzeiro procurou se afastar do modelo tradicional sem muitos benefícios para criar um modelo próprio e exclusivo para o seu torcedor. Além disso, esperamos que o torcedor possa ter o retorno de seu investimento”.
E enquanto a rede Lunes traz sua expertise para o projeto, o CRZ vai agregar valor na rede por trazer mais volumes de transação.
O CEO da Lunes, Lucas Cardeal, destaca que “o Token da Nação Azul é um serviço 360 que vai agregar diversos elementos comuns ao amante de futebol, mas mais do que isso, será a oportunidade de aproximação com o clube por meio de uma plataforma integrada com infinitas possibilidades”.
“O Cruzeiro Fan Token (CRZ) trará uma mudança estrutural para ajudar o clube a gerar novos negócios com mais transparência e sustentabilidade a longo prazo. O produto aproximará o torcedor cruzeirense que mora em qualquer lugar do planeta ao clube, gerando engajamento local e global. Os torcedores estarão mais próximos do Cruzeiro, com o Fan Token (CRZ)”, definiu o fundador da FAARO, Alisson Mendonça.
O Cruzeiro Fan Token e o impacto social
Fan Tokens são ativos digitais que, após a aquisição, dão o direito de obter recompensas, participar do Programa de Stake, ter poder de voto em algumas decisões do Cruzeiro, receber descontos e muito mais atividades relacionadas à Raposa Azul, um dos maiores times do mundo e clube com a sétima maior torcida do país, já com 100 anos de História.
Por exemplo, o torcedor terá a opção de escolher a música do estádio, design do ônibus, participar do mecanismo de solidariedade na negociação de atletas, entre outras decisões mais estratégicas, de acordo com o nível de participação dentro da plataforma. O Cruzeiro Token será o 1º no mundo a destinar 1% do valor arrecadado para impacto social em parceria com o Grupo Dadivar, que identifica a essência social da marca para desenhar projetos personalizados, que a conecte às demandas atuais, promovendo o desenvolvimento de organizações sem fins lucrativos, negócios de impacto social e programas de investimento social.
Pré-venda a partir desta segunda-feira, dia 20
A pré-venda do CRZ, com valor de R$ 6,01 por token na fase inicial, estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (20). Para adquirir, há três opções:
Plataforma SeedListing (app.seedlisting.com) – Procure o CRZ na tela inicial, escolha a quantidade, a forma de pagamento e finalize a compra;
Carteira LunesWallet (luneswallet.app) – Crie e valide a sua conta. Procure o CRZ no Marketplace. Escolha a quantidade, a forma de pagamento e finalize a compra;
Aplicative LunesPay (baixe aqui) – Crie e valide a sua conta. Vá ao shopping e procure o CRZ. Escolha a quantidade, a forma de pagamento e finalize a compra.

