Home Futebol Fifa detalha revolução tecnológica que será testada no Mundial de Clubes: “Pode impactar positivamente o jogo”

Fifa detalha revolução tecnológica que será testada no Mundial de Clubes: “Pode impactar positivamente o jogo”

Entidade irá aperfeiçoar o modelo durante a disputa do torneio nos Emirados Árabes

Por Bruno Romão em 31/01/2022 17:16 - Atualizado há 4 anos

Divulgação - Fifa

Ciente que a tecnologia pode ajudar ainda mais o futebol, a Fifa vai testar o sistema inovador de “tecnologia semiautomática para a detecção de impedimentos”. Sendo assim, diante os jogos do Mundial, as jogadas em campo vão contar representações visuais tridimensionais em tempo real dos esqueletos dos jogadores. O monitoramento será possível por meio dos dados trazidos pelas câmaras instaladas em posições estratégicas no estádio.

“Graças a esta nova fonte de informação e ao processamento oferecido pelas empresas de visualização de inteligência artificial, uma partida inteira pode ser vista como uma animação virtual com apenas alguns segundos de atraso, permitindo que a comissão técnico, treinadores e médicos examinem a partida com toda a nova abordagem”, afirmou a federação máxima do futebol.

Inicialmente, o modelo foi alvo de testes na Taça das Nações Árabes, que foi disputada no fim de 2021. Além de analisar situações de impedimento com maior precisão, o desejo da Fifa é criar situações para análise de ações do ponto de vista de um jogador específico em campo.

“Acreditamos firmemente que o acesso a esta nova fonte de dados pode impactar positivamente o jogo, otimizando os processos de tomada de decisão e aumentando a objetividade. No entanto, estamos apenas no início desta jornada de desenvolvimento e possíveis casos de uso precisam ser testados minuciosamente para avaliar os recursos com vistas à eventual implementação”, afirmou Johannes Holzmüller,  iretor de inovação e tecnologia do futebol da FIFA.

Apesar da novidade, a entidade prega cautela para que o sistema alcance um sucesso total. Isso porque o VAR ainda vem passando por ajustes, provando que a tecnologia precisa estar adequada para que o jogo em campo não seja afetado.

LEIA TAMBÉM

Palmeiras prejudicado no Mundial por calendário? Entenda!

Abel Ferreira revela atitude de reforços do Palmeiras que chamou a atenção antes do Mundial

Quem vai jogar o Mundial pelo Palmeiras? Abel Ferreira esclarece escolha de inscritos

Luxemburgo diz que não será surpresa se Palmeiras conquistar o Mundial de Clubes

Marinho aparece no BID e pode estrear pelo Flamengo

Jornalista critica trabalho de Sylvinho: “Corinthians regrediu”

Só 8 pagantes! Veja qual Estadual registrou pior público e renda deste ano de 2022

Yuri Alberto entra no top-15 de vendas mais caras da história do futebol brasileiro; Neymar segue no topo da lista

Exit mobile version