Home Vôlei Minas atropela o Vôlei Renata e conquista o título inédito da Copa Brasil de vôlei masculino

Minas atropela o Vôlei Renata e conquista o título inédito da Copa Brasil de vôlei masculino

Atual líder da Superliga mostrou seu poder de fogo ofensivo e não deu chances ao time paulista na decisão

Thiago Chaguri
Apaixonado por esporte desde criança, acompanho diversas modalidades por acreditar na magia e nas boas histórias que seus protagonistas e torcedores proporcionam. Além do entretenimento, admiro também as pluralidades táticas e estratégicas.

Confirmando seu favoritismo, Fiat/Gerdau/Minas vence o Vôlei Renata por 3 sets a 0 (25/19, 25/15 e 25/21) e conquista o título inédito da Copa Brasil de vôlei masculino. O triunfo na competição, realizada em Blumenau (SC), garantiu ao time mineiro uma vaga para o Sul-Americano de clubes e a chance de disputar a Supercopa diante do campeão da Superliga desta temporada 2021/2022.

Disputando a terceira final de Copa Brasil em sua história, o Minas enfim pode erguer o troféu nesta sexta-feira (28). O clube havia amargado o vice-campeonato nos anos de 2007 e 2019, quando perdeu para o extinto Cimed, de Santa Catarina, e para o rival Sada Cruzeiro, respectivamente.

PUBLICIDADE

Destaques para a distribuição do levantador William e para o desempenho homogêneo da equipe, forte ofensivamente e sólida no sistema defensivo.

Este foi o terceiro embate diante do Vôlei Renata nesta temporada 2020/21. Além desta final, os minastenistas venceram ambas partidas de turno e returno da Superliga por 3 sets a 1.

PUBLICIDADE

Campanha das equipes

Atual líder invicto da Superliga, vencendo todos os seus 12 jogos, o Fiat/Gerdau/Minas veio para a Copa Brasil como o cabeça de chave número 1. Passou pelo Funvic/Educacoin/Natal nas quartas de final por 3 sets a 1 e repetiu o placar contra o Vedacit/Guarulhos na semifinal. Na final, fez jus à sua força e levou o título diante do Vôlei Renata.

Vice, o Vôlei Renata, atual campeão paulista e quinto colocado da Superliga, havia terminado o primeiro turno do nacional em terceiro, portanto, foi o cabeça de chave número 3. Para a Copa Brasil, a equipe esteve desfalcada do central Lucão, lesionado no joelho, e contou com Evandro longe de sua condição física ideal. Segundo o técnico Marcos Pacheco, o oposto, com problemas no cotovelo, esteve em quadra com “50 a 60%” e foi para o sacrifício para a final.

Nas quartas de final, o time de Campinas aplicou 3 a 0 no clube da cidade-sede da competição, o Apan/Eleva/Blumenau, de Santa Catarina. Encarou o hexacampeão da Copa Brasil e atual campeão mundial Sada Cruzeiro em um grande jogo na semifinal, avançando à final no tie-break por 3 sets a 2. Na final, não resistiu à força do forte Minas.

O JOGO

1º SET

Começando com forte volume no ataque e boa distribuição do levantador William, o Minas abriu 7 a 3 e forçou o técnico Marcos Pacheco a pedir tempo para tentar frear o ímpeto minastenista. No entanto, a equipe mineira manteve o ritmo e continuava a não dar chances ao Vôlei Renata, abrindo 10 a 5. A tônica da primeira metade do set foi mantida e o time paulista gastou seu segundo e último tempo técnico para realizar mais ajustes quando o marcador indicava 15 a 9 para os mineiros.

PUBLICIDADE

Leozinho, muito bem neste início, subiu o muro contra Evandro e colocou 20 a 14 no placar num bloqueio individual, encaminhando a vitória do Minas na parcial. Everaldo, levantador, entrou para sacar e anotou o primeiro ace da partida com uma ‘ajudinha’ da rede, que amorteceu a bola e caiu na quadra adversária sem reação para a defesa, deixando a vantagem em 24 a 17. No andamento do ponto, o líbero Maique se chocou com o próprio Everaldo e sentiu, mas rapidamente se recompôs e voltou para o jogo. O central Juninho, em uma bola de primeiro tempo no meio de rede, fechou a primeira parcial em 25 a 19.

2º SET

William, mesmo sentindo o músculo da panturrilha, voltou para o jogo e permaneceu um bom tempo no saque. O levantador marcou um ace e colocou 4 a 0 de frente. Com o início de set igual ao anterior, Marcos Pacheco pediu tempo e chamou a atenção de sua equipe, ainda apática na partida. Adriano sacou forte e produziu um ace para o Vôlei Renata, o primeiro da equipe, e diminuiu a desvantagem para 6 a 3. A jovem promessa atacou na pipe livre de marcação e fez um belo ponto, tentando manter o time paulista vivo.

Aos 12 a 6, o Vôlei Renata conseguiu um bloqueio e contou com uma largadinha de Adriano para diminuir a desvantagem para 12 a 8. Nery Tambeiro, técnico no Minas, paralisou o jogo para frear a reação do adversário, mas o time de Campinas estava em um bom momento. Porém, tudo mudou depois um belo rali e uma sequência espetacular de defesas do próprio Vôlei Renata, que, para a infelicidade da equipe, o ponteiro Honorato cravou a bola em sua quadra no contra-ataque e posteriormente marcou um ace contando com uma falha de recepção do ponteiro Canuto para colocar 17 a 12 no placar. Pacheco se viu obrigado a gastar seu último pedido de tempo.

Dali em diante o Minas retomou totalmente o controle do set e deslanchou. O time do Vôlei Renata se desconcentrou, passou a errar mais e os mineiros mantiveram o bom aproveitamento no ataque, sem dar chances para a defesa adversária. No bloqueio, fechou o set em tranquilos 25 a 15 e abriu 2 sets a 0.

PUBLICIDADE

3º SET

Pacheco promoveu a entrada dos experientes ponteiros Canuto e Temponi para tentar mudar o jeito de jogar e melhorar o passe da equipe. Diferentemente dos dois sets anteriores, este iniciou equilibrado. Após o 3 a 3, o Minas voltou a atacar com eficiência para abrir 10 a 6. Entretanto, o Vôlei Renata não se abateu e voltou a deixar o set parelho com um bloqueio e um erro do oposto Leandro Vissotto. Com a sequência de três pontos consecutivos, 10 a 9, Nery Tambeiro pediu tempo para conter o time paulista. Na volta, um lance polêmico. A Arbitragem marcou ponto para o Minas, mas os jogadores do Vôlei Renata contestaram acintosamente e pediram desafio, alegando que o líbero Alê realizou a defesa. A imagem deu razão à reclamação e o ponto teve de ser jogado novamente, mas desta vez o Minas concluiu.

O equilíbrio durou até a primeira metade da parcial. Os minastenistas passaram a dominar como nos sets anteriores e dispararam no placar. William seguia ditando o ritmo do jogo, facilitando muito o trabalho de seus atacantes, ora pelas pontas, ora utilizando os centrais. Buscando uma recuperação digna, o time de Campinas encerrou o rali mais longo do jogo, de 31 segundos, num bloqueio. Neste mesmo fundamento, anotou mais um ponto e, somando a outro ataque, diminuiu o placar, que chegou a estar em sete de distância, para 22 a 18.

A diferença em pontos se manteve em quatro e, num erro de saque de Canuto, o Fiat/Gerdau/Minas encerrou o terceiro set em 25/21 e o jogo em 3 sets a 0 para erguer o primeiro troféu de Copa Brasil do clube.

LEIA TAMBÉM:

Vôlei masculino brasileiro teve tetracampeão mundial e time paulista conquistando a Superliga; confira a retrospectiva 2021

PUBLICIDADE

Retrospectiva 2021: Relembre os clubes brasileiros campeões deste ano no vôlei feminino

Brasileira é eleita para o “time ideal” do Mundial de Clubes feminino de vôlei; confira a premiação

VakifBank bate o temido Conegliano e conquista o tetra do Mundial de Clubes feminino de vôlei

Dudu, do Palmeiras, desabafa sobre falta de oportunidades na seleção brasileira

PUBLICIDADE

Neto detona Tite após tropeço nas Eliminatórias e faz acusação: ‘Entrou no esquema da CBF’

Wellington Nem surpreende e acerta retorno para o futebol europeu

Torcedores do Flamengo xingam o atacante Marinho no aeroporto do Rio de Janeiro; assista

 

PUBLICIDADE