Home Games Troféu em casa: Como organizar um campeonato de videogame

Troféu em casa: Como organizar um campeonato de videogame

Você não precisa esperar pela volta das grandes competições brasileiras para se emocionar com os esportes. Veja como organizar um campeonato de videogame na sua casa!

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com. Contato: [email protected]

Enquanto competições esportivas importantes estão em recesso, muita gente foca sua atenção nos jogos de videogame. E há até quem faça competições com familiares e amigos, para não deixar a emoção do esporte de lado.

PUBLICIDADE

Mas você sabe como organizar um campeonato de videogame? Mais do que chamar os amigos e ligar o console, existem alguns detalhes que você deve se atentar para deixar tudo mais organizado.

Se você está pensando em fazer um troféu em casa, veja 5 dicas para organizar um campeonato de videogame facilmente!

PUBLICIDADE
  1. Defina os itens principais do campeonato

Quando falamos de um campeonato, quais são as informações básicas que você precisa saber? Ter os detalhes bem definidos ajuda a organizar o campeonato de videogame posteriormente.

Você precisa saber qual será o jogo principal, quem serão os participantes da competição, onde vai acontecer (na casa de alguém ou virtualmente, cada um em sua casa) e se haverá algum tipo de premiação.

Para que as informações fiquem mais claras e organizadas, você pode até mesmo usar um software próprio para desenvolvimento de gráficos e mapas mentais. Deixe todos os detalhes listados, para facilitar as próximas etapas e ter uma visão geral do que precisa ser feito.

  1. Fluxograma da competição

Por mais que o campeonato de videogame seja uma grande brincadeira entre seus amigos e familiares, entender o andamento da competição é fundamental para que todos os participantes tenham clareza.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, é bom tirar um tempo para desenvolver o fluxograma da competição. Ou seja, quais são os times que começam, o que acontece com aqueles que perdem e com os vencedores.

Para deixar essa etapa mais simples, você pode usar o software EdrawMind, que é especializado na criação de fluxogramas. Além de contar com fluxogramas prontos e personalizáveis, o EdrawMind permite que você crie uma estrutura do zero.

Imagem Freepik | EdrawMind

O EdrawMind é um software colaborativo. Ou seja, se você estiver organizando o campeonato junto de um amigo, pode permitir que ele colabore com um arquivo simultaneamente. 

Depois, com o gráfico pronto, é só compartilhar com os participantes para não restarem dúvidas sobre como a competição deve funcionar!

PUBLICIDADE
  1. Regras bem claras

Se você está pensando em fazer uma espécie de troféu em casa, provavelmente já teve alguma experiência em jogar videogame com outras pessoas. 

Por isso mesmo, não é difícil entender a necessidade de criar e apresentar regras bem claras. Além do fluxograma, você precisa estabelecer como o campeonato vai funcionar.

Lembre-se de colocar regras de como os times serão eliminados, se é preciso pagar para participar, se as pessoas devem levar algum item específico, enfim. Pense em situações e em como evitar que problemas aconteçam.

  1. Pessoas neutras

Em grandes campeonatos de e-Sports, existe a figura do juiz, que assim como nos esportes tradicionais, é responsável por garantir o cumprimento de regras nas partidas.

PUBLICIDADE

Em um campeonato de videogame em casa, você não precisa colocar pessoas como juízes. Porém, é válido pedir para que alguns participantes tenham uma visão mais “neutra” nas partidas, para ajudar nas tomadas de decisões.

Essas pessoas podem ser aquelas que saíram primeiro da competição. Assim, você dá um motivo para que seus amigos continuem por perto, participando, além de ter ajudantes para momentos de tensão. 

  1. A premiação

Se você seguiu nossa dica de listar todos os detalhes do campeonato de videogame, deve ter definido se o campeonato teria ou não uma premiação.

E quando se trata de reunião entre amigos, geralmente não pensamos em um troféu ou algo do tipo. Mas considere dar algum “prêmio” para o time vencedor. 

PUBLICIDADE

Pode ser desde uma ferramenta para treinador de futebol, até um kit de bebidas ou guloseimas. E se você cobrar uma “taxa” de participação, pode comprar a premiação com esse dinheiro.

Campeonato o ano inteiro

Ao invés de ficar cansado de esperar pelo começo dos campeonatos no Brasil, que tal fazer a sua própria competição? 

Com gráficos para esportes, criatividade e muita organização, é simples criar um campeonato para reunir seus amigos e familiares. 

PUBLICIDADE

Essas competições, no estilo troféu em casa, podem acontecer a qualquer momento, o ano inteiro, e o melhor: com tanta emoção quanto um esporte tradicional!

Imagem Freepik