Home Futebol Athletico x Palmeiras: quem mais venceu na história do confronto?

Athletico x Palmeiras: quem mais venceu na história do confronto?

Confira o retrospecto e curiosidades sobre o duelo que decide a Recopa Sul-Americana

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.
PUBLICIDADE

Athletico e Palmeiras começam a decidir nesta quarta (23) o título da Recopa Sul-Americana de 2022. A partida de ida das finais acontece a partir das 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, e o segundo e decisivo confronto está marcado para a próxima semana, na quarta-feira dia 2 de março, também às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo.

O troféu da Recopa é decidido entre o ganhador da Copa Sul-Americana (o Athletico) diante do campeão da Copa Libertadores da América (o Palmeiras) da temporada anterior. O duelo também marcará o primeiro encontro entre as duas equipes em uma competição continental.

E você, torcedor athleticano ou palmeirense, sabe quem é o maior vencedor da história do confronto?

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI1UWpWcHBkaiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A última vez em que os dois clubes se enfrentaram foi pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2021, em jogo realizado no dia 6 de dezembro do ano passado na Arena da Baixada e que terminou empatado sem gols. Com o resultado, o Furacão se livrou matematicamente do risco de rebaixamento na competição e o Verdão chegou a oito jogos sem perder para o adversário paranaense.

Já o primeiro jogo foi realizado no estádio Joaquim Américo (atual Arena da Baixada) em 23 de janeiro de 1938, pelo Torneio do Paraná, e o Palestra Itália (que quatro anos depois se tornou Palmeiras) saiu vitorioso pelo placar de 3 x 1.

Segundo o site oficial do Palmeiras, os dois finalistas da Recopa já se enfrentaram em 61 oportunidades e o retrospecto é bastante favorável ao time alviverde, que venceu 31 vezes contra 11 triunfos da equipe rubro-negra, mais 19 partidas que terminaram com igualdade no marcador.

PUBLICIDADE

O Verdão assinalou 89 gols sobre o Furacão e sofreu 61, somando um saldo positivo de 28 tentos.

O marcador mais elástico a favor do Palmeiras é de 4 x 0 e aconteceu no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro de 2016. Curiosamente, este também foi o placar da maior goleada (4 x 0) do Athletico, na Arena da Baixada, pelo Brasileirão de 2005.

Na condição de mandante, o Furacão também apresenta desvantagem: são 33 jogos, com oito vitórias rubro-negras contra 12 derrotas, além de 13 empates. Atuando em seus domínios, a superioridade do Verdão volta a prevalecer nos 28 jogos disputados, sendo 19 triunfos, apenas três derrotas e seis empates.