Shevchenko, Yarmolenko e mais: Confira os atletas ucranianos que se pronunciaram sobre os ataques russos
Diante a situação delicada que vive o leste europeu jogadores ucranianos se pronunciaram dentro e fora de campo sobre os ataques russos
Reprodução/Twitter
Na madrugada dessa quinta-feira (24) a Rússia realizou ataques à Ucrânia, explosões e sirenes puderam ser ouvidas até mesmo na capital do país, Kiev. Jogadores ucranianos se posicionaram dentro e fora das redes sociais e declararam apoio e solidariedade ao país.
Atletas ucranianos que se pronunciaram
Shevchenko, um dos maiores ídolos do futebol ucraniano de todos os tempos, famoso por jogar em grandes clubes da Europa como Milan e Chelsea, se pronunciou através de sua conta no Twitter.
“A Ucrânia é minha pátria! Sempre tive orgulho do meu povo e do meu país! Passamos por muitos momentos difíceis, e nos últimos 30 anos nos formamos como nação! Uma nação de cidadãos sinceros, trabalhadores e amantes da liberdade! Este é o nosso bem mais importante!”, disse Shevchenko.
Quem também se pronunciou sobre os recentes ataques foi o atacante do West Ham, Yarmolenko, o ucraniano também declarou apoio ao país e pediu o fim da guerra. No jogo dessa semana entre Benfica e Ajax, o também ucraniano Yaremchuk marcou o gol de empate para a equipe portuguesa e comemorou exibindo o brasão de armas do exército ucraniano.
Já o meia-campista do Manchester City, Zinchenko, se mostrou mais reativo com os ataques russos contra seu país. Em seu Instagram, o ucraniano postou um story polêmico que logo depois foi deletado, nele, o jogador postou uma foto de Vladimir Putin com a legenda: “Que você tenha a morte mais dolorosa e cheia de sofrimento, sua criatura”.
Momentos mais tarde, Zinchenko fez seu pronunciamento oficial, onde disse: “Todo o mundo civilizado está preocupado com a situação no meu país. Não posso ficar para trás e vou me esforçar para mostrar o meu ponto de vista, país em que nasci e cresci”.
“O país que estamos tentando glorificar de desenvolver. Um país cujas fronteiras devem permanecer intactas. O meu país pertence aos ucranianos e ninguém jamais será capaz de apropriá-lo. Nós não vamos dar o que é nosso. Glória à Ucrânia”, finalizou Zinchenko.
Além do futebol, quem também se pronunciou sobre os ataques foi a tenista Elina Svitolina, em seu Instagram, a tenista se mostrou chocada com a situação e disse se orgulhar de seu país. “Tenho orgulho de ser ucraniana. Nos unimos em este momentos crucial pelo bem da paz e o futuro do nosso estado. Glória à Ucrânia”, disse a tenista
Leia Também:
Jogador brasileiro na Ucrânia relata medo em meio a guerra: “A situação é grave”
Neymar manda recado para brasileiros que estão na Ucrânia
Após apelo, Embaixada em Kiev toma decisão sobre jogadores brasileiros
Técnico do Shakhtar diz que não vai deixar a Ucrânia
Lateral que pertence ao Atlético-MG “escapa” do conflito na Ucrânia: “Estou bem”
Ronald Koeman demonstra preocupação com “brasileiros” da seleção da Ucrânia

