Na noite desta sexta-feira (18), o convidado da etapa, Barron Mamiya, superou Kanoa Igarashi e venceu o título nas ondas de Sunset, no Havaí. Esse foi apenas o quinto evento que o havaiano de 22 anos e local do North Shore surfou no Circuito Mundial, e mesmo assim ele já se sagrou campeão.
Diferentemente dos dois primeiros dias de competição, quando o mar estava grande e agitado, o dia da final teve ondas um pouco menores e complicadas de encontrar. Mesmo assim, Barron Mamiya, com seu forte surfe de borda, conseguiu boas manobras e arrancou as maiores notas dos juízes.
A última bateria do evento começou devagar, com o primeiro terço praticamente sem ondas surfadas. Kanoa Igarashi conseguiu a primeira nota significativa da final, com 5,50. Enquanto isso, Mamiya só pegou sua primeira onda com 15 minutos para o fim, conquistando 6,83. Logo na sequência, com uma combinação de duas manobras fortes de borda, o havaiano tirou 8,17, deixando o japonês em posição complicada, precisando de uma nota 9,50 para virar.
No final da bateria, Barron Mamiya conseguiu melhorar ainda mais seu somatório, conquistando um 8,83 depois de outra sequência forte de manobras. Com isso, Igarashi ficou na combinação, precisando de 17 pontos para vencer. No último minuto, o japonês pegou sua melhor onda, um 6,83, mas já era tarde demais.
Com a conquista, Mamiya, mesmo não sendo um dos 32 surfistas da elite, ocupa a primeira colocação do ranking. Dessa forma, é provável que ele seja convidado para as próximas etapas do tour. Já Kanoa Igarashi ficou empatado em segundo lugar do ranking.
Caminho até a final
Round 1: Barron Mamiya 11,40 x Callum Robosn 9,83 x Kelly Slater 8,94
Round dos 32: Barron Mamiya 14,40 x Ítalo Ferreira 10,60
Oitavas de final: Barron Mamiya 14,00 x Deivid Silva 12,77
Quartas de final: Barron Mamiya 13,50 x Seth Moniz 8,43
Semifinal: Barron Mamiya 10,37 x Caio Ibelli 9,80
Final: Barron Mamiya 17,00 x Kanoa Igarashi 12,63
Que onda! Barron destruiu e conseguiu 8.17 para disparar na liderança!
Assista a grande final #HurleyProSunsetBeach ao vivo em https://t.co/hRoBt09QSY + @sportv!#WSLBrasil pic.twitter.com/Qyrb3wtR2l
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) February 19, 2022
Infelizmente para o Brasil, somente um membro da Brazilian Storm chegou ao dia final em Sunset. Caio Ibelli foi até a semifinal, mas acabou perdendo na última onda da bateria justamente para o campeão da etapa. Com duas semifinais no Havaí e ocupando o quarto lugar no ranking mundial, resta saber se a WSL continuará chamando Ibelli como convidado nos eventos que estão por vir.
A próxima chance para os brasileiros voltarem a vencer uma etapa do Circuito Mundial de Surfe acontecerá entre os dias 3 e 13 de março, nas ondas de Peniche, em Portugal.

