Benfica2-2
Ajax UEFA Champions League 2021/22 - Oitavas de Final (Ida)
Em duelo extremamente movimentado nesta quarta-feira (23) no Estádio da Luz, o Benfica empatou com o Ajax por 2 a 2 e deixou a definição da vaga nas oitavas de final da Champions League para o jogo de volta.
Logo no segundo minuto de jogo, Grimaldo cobrou falta com extremo perigo e Vertonghen cabeceou firme parando na defesa providencial do goleiro Pasveer.
Mas na sequência do primeiro tempo, o Ajax conseguiu pressionar os adversários mesmo fora de casa e abriu o placar aos 18′. Grimaldo perdeu a bola no campo ofensivo e Mazraoui percorreu o campo buscando cruzamento na segunda trave onde Tadic concluiu no canto.
Aos 24′, Pasveer defendeu uma bola sensacional de Rafa Silva numa bola que deveria ter sido cruzamento, mas acabou virando um chute. Na jogada do escanteio após bloqueio inicial, Vertonghen trouxe a marcação dentro da área e cruzou rasteiro onde Haller acabou marcando gol contra.
Só que o artilheiro da Champions não deixou barato e respondeu com um gol a favor. Aos 29′, o ex-West Ham quebrou as linhas no cruzamento de Berghui e Pasveer não conseguiu defender o chute no rebote, deixando o Ajax novamente na frente.
Antes do intervalo, Alvarez fez grande jogada na cara do gol e o Ajax desperdiçou uma chance sensacional poi Haller acabou não conseguindo mandar a bola no gol vazio.
Diferentemente da primeira etapa, o Benfica melhorou consideravelmente a produção no segundo tempo com várias finalizações no alvo. Primeiro veio o susto aos 9′ com Tadic errando o cruzamento de Haller dentro da área. Mas no contra-ataque, Everton chutou na entrada da área e a bola passou perto.
Aos 14′, Benfica perdeu a oportunidade em outro contragolpe com Rafa Silva tendo espaço para cruzar mas Nunez exagerou na força da finalização. Na sequência, outra chance com Ramos recebendo de Rafa Silva dentro da área e experimentando, errando o alvo.
Depois de tanta pressão, veio o empate aos 27′. Timber caiu na área penal e o jogo seguiu no contra-ataque do Benfica com Ramos chutando em cima do goleiro Pasveer que espalmou e Yaremchuk aproveitou com o gol vazio, deixando tudo igual. O VAR analisou a reclamação de pênalti do Ajax, mas não anulou o gol, na última finalização do jogo.
FICHA TÉCNICA
BENFICA 2-2 AJAX
Data: 23/06/2022, 17:00
Estádio: Wanda Metropolitano
Gols: 1T 18′ Tadic (Ajax); 1T 25′ Haller (gol contra/Benfica); 1T 29′ Haller (Ajax); 2T 27′ Yaremchuk (Benfica)
Substituições – Benfica: Yaremchuk (Éverton); P.Bernardo (Taarabt); Lazaro (D.Nunez); D.Gonçalves (Gilberto)
Substituições – Ajax: Tagliafico (Blind); Klaassen (Gravenberch); Rensch (Mazraoui)
Benfica (4-4-2): Odisseas Vlachodimos; Gilberto, Nicolas Otamendi, Jan Vertonghen, Alejandro Grimaldo; Rafa, Julian Weigl, Adel Taarabt, Everton; Darwin Nunez, Goncalo Ramos.
Ajax (4-4-2): Remko Pasveer; Noussair Mazraoui, Jurrien Timber, Lisandro Martínez, Daley Blind; Edson Alvarez, Steven Berghuis, Ryan Gravenberch; Anthony, Sebastien Haller, Dusan Tadic.

