Na noite desta sexta-feira (18), Brisa Hennessy, a primeira costarriquenha a disputar uma final na WSL, se sagrou campeã da etapa de Sunset, no Havaí. Hennessy derrotou a havaiana Malia Manuel para conquistar o seu primeiro título em três anos como membro do Circuito Mundial.
A competição na praia de Sunset foi uma maratona para as mulheres. Os quatro primeiros rounds aconteceram na quinta-feira (17), com ondas de bom tamanho. As semis e a final ocorreram nesta sexta, mas com o mar um pouco menores do que o dia anterior e com ondas vindo com menos frequência.
A bateria final começou com uma batalha de remada intensa, mas, no geral, foi bem morna. Nos primeiros 25 minutos, cada atleta pegou apenas três ondas, sendo que somente uma nota de cada surfista passou da casa dos cinco pontos: um 5,83 para Hennessy e um 6,33 para Manuel.
Com quatro minutos para o fim, a costarriquenha conseguiu sua melhor onda. Com duas manobras, ela arrancou um 7,00 dos juízes, deixando a havaiana precisando de 6,51 para virar. Faltando 15 segundos, Manuel conseguiu entrar em uma onda, mas ela fechou sem que a surfista conseguisse completar uma manobra.
Mesmo sem ter muitos momentos de destaque na final, Brisa Hennessy conseguiu duas das quatro melhores notas de todo campeonato entre as mulheres: um 9,00 na semi e um 8,60 nas quartas,
Com a vitória, Hennessy está em primeiro lugar no ranking mundial. Já Malia Manuel, que chegou à sua sétima final sem nunca conquistar um título, fica com a segunda posição.
Caminho até a final
Round 1: Brisa Hennessy 13,04 x Sally Fitzgibbons 13,00 x Luana Silva 7,00
Oitavas de final: Brisa Hennessy 12,34 x Isabell Nichols 10,27
Quartas de final: Brisa Hennessy 14,77 x Molly Picklum 13,16
Semifinal: Brisa Hennessy 16,17 x Bettylou Sakura Johnson 8,23
Final: Brisa Hennessy 12,83 x Malia Manuel 7,43
Parabéns Brissa Hennessy, a campeã do #HurleyProSunsetBeach!
Pura vida! ??????Agora temos a grande final masculina!! Assista o show de surfe ao vivo em https://t.co/hRoBt09QSY + @sportv!#WSLBrasil pic.twitter.com/zEWIVetNdT
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) February 19, 2022
Mesmo com a vitória da Hennessy, o maior destaque da etapa foram as cinco estreantes do tour, que deram show em Sunset. Nas oitavas de final, Luana Silva, Gabriela Bryan, Molly Picklum, India Robinson e Bettylou Sakura Johnson derrubaram nada menos do que Tatiana Weston-Webb, Stephanie Gilmore, Carissa Moore, Sally Fitzgibbons e Lakey Peterson, todas favoritas para vencerem o campeonato.
A próxima etapa do Circuito Mundial da WSL acontecerá entre os dias 3 e 13 de março, nas ondas de Peniche, em Portugal.

